Microsoft Corp. promove dança das cadeiras para enfrentar concorrência

0

A Microsoft Corp. anunciou na quinta-feira (14/2) uma dança das cadeiras no quadro de executivos da empresa, na qual foram substituídos principalmente os diretores que comandam operações que enfrentam a feroz concorrência do Google, da Apple e de fabricantes de celulares.

As mudanças fazem parte de uma ampla reorganização na gestão da companhia e resultou na criação de sete novas vice-presidências seniores e sete novas vice-presidências corporativas, segundo informações do jornal americano The New York Times.

Uma das mais significativas foi a substituição de Pieter Knook na operação da unidade de celulares por Andy Lees, nomeado vice-presidente sênior de operações de comunicações móveis. O executivo comandava a área de negócios de servidores. Em comunicado, a empresa disse que Knook "tomou a decisão de deixar Microsoft para seguir outras oportunidades".

De acordo com analistas, a Microsoft passou a prestar mais atenção ao seu negócio de celular após o lançamento do iPhone pela Apple e do Android, sistema operacional para celulares, aberto e gratuito, do Google. Segundo um estudo de mercado realizado pela Canalys, especializada em análises da indústria high-tech, em apenas alguns meses após o lançamento do iPhone, a Apple ganhou 28% do mercado de smartphones nos Estados Unidos, a maior parte dos celulares utilizam o software Windows Mobile da Microsoft.

A prova desse interesse é que esta semana ela anunciou a compra da Danger, o fabricante de um dos celulares mais populares nos EUA, o Sidekick.

Segundo os analistas, as mudanças nos cargos de comando são um forte indício de que a Microsoft esta sentindo a crescente ameaça de uma série de empresas, que têm se posicionado na web para oferecer alternativas aos aplicativos para escritório e produtividade.

Uma outra grande modificação foi a substituição de Steve Berkowitz, atual vice-presidente sênior da Microsoft Online Services. Ex-CEO do site Ask Jeeves, Berkowitz foi contratado em abril de 2006, com grande estardalhaço, e com a missão de revigorar as operações do portal MSN e a sua ferramenta de buscas. Ele vai deixar a empresa em agosto.

Com a troca, a responsabilidade pela operação online foi dividida entre três executivos que vão trabalhar na divisão que responde pelas atividades conjuntas de internet e o sistema operacional Windows, que é dirigida por Kevin Johnson. Além disso, Satya Nadella foi nomeado vice-presidente sênior de pesquisa, portais e publicidade grupo. Ele vai cuidar do desenvolvimento técnico da ferramenta de busca, dos sistemas de publicidade e outros, e também terá responsabilidade pela programação do portal MSN.

Por fim, Bill Veghte, será o vice-presidente sênior de serviços online e Windows, vendas, marketing e no gerenciamento de produtos, tanto do Windows quanto das operações online. Brian McAndrews, vice-presidente sênior de publicidade e editor do grupo de soluções grupo, irá cuidar do marketing e da estratégia das atividades on-line, em conjunto com Veghte e Nadella.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.