TIM e AgTech Garage anunciam projetos selecionados para testar 5G

0

Com 45 projetos inscritos e oito finalistas, a TIM e o AgTech Garage, hub de inovação sediado em Piracicaba (SP), anunciam o projeto da startup iPonia como selecionada para realizar testes de Prova de Conceito (POC) no Centro de Pesquisa da TIM. A startup de São Paulo tem aproximadamente um ano de operação e se destacou por oferecer uma proposta de teste sobre a solução de controle de irrigação inteligente que já está disponível no mercado para diversos clientes pelo país, em culturas protegidas e de alto valor, como flores, morangos e tomates, além de hidropônicas. Os primeiros testes da iPonia em ambiente 5G devem acontecer ainda no primeiro trimestre e contarão com especialistas da TIM para suporte e coordenação.

Para o Vice-Presidente de Estratégia e Transformação da TIM Brasil, Renato Ciuchini, o trabalho da operadora para impulsionar soluções de startups é essencial para o desenvolvimento de produtos voltados para o 5G: "Percebemos a crescente importância do 5G para startups e empresas de tecnologia de pequeno e médio porte. Abrir nossos laboratórios para testes de conceito de soluções pensadas para o 5G é uma iniciativa única no setor de telecomunicações. Temos a inovação em nosso DNA e acreditamos na força das parcerias com startups brasileiras".

Esta é a segunda chamada realizada pela TIM, em parceria com o AgTech Garage, em busca de projetos inovadores para o mercado brasileiro. A primeira iniciativa aconteceu em setembro de 2020 e selecionou três projetos voltados para o agronegócio, na busca de eficiência para o controle de pragas e doenças. Na ocasião, os projetos foram direcionados para empresas parceiras da TIM participantes da seleção, como Amaggi, Citrosuco e Jalles Machado.

Átlia Xavier, Diretor de Arquitetura e evolução Tecnologica da TIM Brasil, destaca o trabalho realizado pelo TIM Lab com redes 5G: "Na TIM acreditamos na inovação como uma das principais ferramentas na busca pela eficiência, que passa por pesquisa, desenvolvimento, dedicação e a oportunidade de parcerias com startups, que buscam seu espaço no mercado. Estamos satisfeitos em colaborar com a iPonia e podermos ajudar a evoluir uma solução com grande potencial para o agronegócio brasileiro".

"É com muita satisfação que ampliamos nossa parceria com a TIM em busca de soluções e projetos de startups em todo o país. Ao abordarmos o futuro da tecnologia móvel, com o 5G, conseguimos dar visibilidade a iniciativas que podem fazer a diferença não só para o agronegócio brasileiro, mas para toda a economia. Seguimos firmes em nosso propósito que é alimentar os empreendedores que irão alimentar o mundo", avalia José Tomé, CEO do AgTech Garage.

Thiago Peres, CEO e fundador da iPonia, destaca a importância da iniciativa liderada por AgTech Garage e TIM para democratizar projetos com a tecnologia 5G: "Estamos muito honrados por ter sido escolhidos na primeira chamada de startups em 5G, e isso mostra que estamos no caminho certo. Nossa proposta é tornar soluções com o 5G acessíveis para produtores rurais, reduzindo a distância entre a tecnologia e pessoas, e esse incentivo é essencial nesse momento".

Além da iPonia, os projetos da Auros Robotics (Inteligência Artificial e Robótica para fruticultura), da Quickium (gerenciamento de dados e predição de falhas, inclusive com monitoramento de segurança do trabalho) e da Umgrauemeio (tecnologia de combate e monitoramento de incêndios florestais) também terão o Centro de Pesquisas da TIM à disposição para testes no decorrer de 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.