A BlackBerry anunciou nesta terça-feira, 15, que adquiriu participação na NantHealth, empresa de TI voltada para o setor da saúde, o que marca o início de sua estratégia de expansão para outros segmentos de mercado, na medida em que busca se recuperar financeiramente. A transação não teve o valor revelado, tampouco foi divulgada a porcentagem da participação adquirida.
De acordo com o fundador da NantHealth, Patrick Soon-Shiong, o acordo prevê a incorporação de seu software médico nos próximos dispositivos a serem lançados pela BlackBerry com o sistema operacional QNX — um tipo de Unix inicialmente desenvolvido pela empresa QNX Software Systems para sistemas embarcados —, que já é utilizado em muitos sistemas de ressonância magnética. Além disso, médicos e pacientes poderão se comunicar com segurança por meio do serviço de mensagens BBM da fabricante canadense.
"O futuro da BlackBerry está baseado em oportunidades criativas como esta", declarou o CEO da BlackBerry, John Chen. "Saúde é um dos setores-chave nos quais temos vantagens únicas e este investimento reflete o nosso compromisso de maximizar nossas oportunidades no setor ", acrescentou.
A plataforma da NantHealth está instalada atualmente em cerca de 250 hospitais, conectando mais de 16 mil dispositivos médicos que coletam mais de 3 bilhões de sinais vitais anualmente.