A plataforma pioneira oferece às pessoas uma opção de lazer (para os hóspedes) e fonte mensal de renda (para os anfitriões). "Assim como há 10 anos as pessoas não sabiam que poderiam compartilhar o carro com desconhecidos ou alugar um quarto em uma casa, em pouco tempo as pessoas saberão que podem curtir uma piscina e fazer um churrasco com a família e os amigos no quintal Dovizin. Essa é uma possibilidade recém-chegada ao Brasil, graças ao conceito de economia compartilhada", diz Marcos Vieira, diretor de Tecnologia e cofundador do Dovizin. Os EUA, onde o aluguel de piscinas já é um sucesso, é o país com maior número de piscinas residenciais do mundo (10 milhões). O Brasil é o segundo, com três milhões.
Nos últimos anos, o conceito de economia compartilhada ganhou visibilidade no mundo todo. A pandemia afetou nichos específicos, como aplicativos de carona e de aluguel de quartos e casas. Por outro lado, outras áreas se beneficiaram, como serviços de delivery. Neste contexto, uma novidade acaba de ser lançada no Brasil: o Dovizin (www.dovizin.com), plataforma pioneira de aluguel de piscinas, que oferece às pessoas uma opção de lazer (no caso de hóspedes) e fonte mensal de renda (no caso de anfitriões).
O Dovizin é a primeira plataforma de aluguel de piscinas do País. "Assim como há 10 anos as pessoas não sabiam que poderiam compartilhar o carro com desconhecidos, ou alugar um quarto em uma casa, em pouco tempo saberão que podem curtir uma piscina e fazer um churrasco com a família e os amigos no quintal Dovizin", diz Marcos Vieira, diretor de Tecnologia e cofundador da empresa.
Com a pandemia, as pessoas têm evitado aglomerações e em geral preferem uma opção mais reservada (e às vezes mais barata) do que hotéis, clubes ou praias. Nos Estados Unidos, a plataforma Swimply teve, de acordo com o "US Today", um aumento de 3.300% nas reservas durante a pandemia. Os Estados Unidos são o país com o maior número de piscinas residenciais do mundo (10 milhões). O Brasil é o segundo, com três milhões. Depois, estão França (2.7 milhões), Espanha (1.5 milhão), Alemanha (1 milhão) e Itália (600 mil).
Lançado há um mês, o Dovizin se ocupou inicialmente em testar todas as funcionalidades, para certificar-se que o serviço funciona independentemente do número de pessoas que acessem, sejam anfitriões, hóspedes, ou simplesmente pessoas que gostariam de conhecer a novidade. Com tudo ajustado, a empresa começa a trabalhar o marketing e a parte comercial para buscar clientes nas duas pontas do negócio: anfitriões e hóspedes. A plataforma já tem anfitriões em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Distrito Federal e Pernambuco. Segundo os diretores da empresa, a expectativa é expandir rapidamente e atingir 250 anfitriões já em maio e dois mil até o final do ano.