Pesquisa identifica nível de maturidade das empresas no gerenciamento de NFe

0

Com o objetivo de alertar as empresas sobre a importância de processos que automatizem as validações de notas fiscais eletrônicas e para entender como é conduzido este cenário a Systax, empresa de inteligência fiscal e  detentora de um acervo de mais de 2 milhões de regras tributárias, pesquisou minuciosamente 1087 empresas para realizar esse estudo.

Os resultados chamam a atenção, nessa segunda pesquisa sobre o "Recebimento e gerenciamento de Nf-e". As notas fiscais ainda não estão tendo o tratamento adequado e o risco de se receber uma penalização imposta pelo Fisco é grande, bem como pagar impostos de forma errônea, além de deixar de obter créditos quando possível. Mesmo as questões mais básicas, ligadas à obrigação do armazenamento de documentos eletrônicos, pouco evoluíram com base na primeira edição da pesquisa, realizada em 2013. Além disso, foi possível detectar problemas críticos como a falta da validação e o cuidado com a integridade das notas fiscais.

A questão da qualidade da informação tributária, objetivo do SPED, também continua como um grande problema para a maioria das empresas pesquisadas, "além daqueles que não conferem as informações das NF-e recebidas, há um grande percentual de erros detectados pelas empresas que executam esta tarefa – apenas 4,37% das empresas não encontraram problemas nas NFe que recebem!", alerta o diretor da Systax, Fábio Rodrigues.

A pesquisa aborda também a preparação das empresas para a Manifestação do Destinatário, cruzamentos entre XMLs e escrituração fiscal, adoção do CT-e, Eventos da NF-e, erros de NCM nas NF-e recebidas, multas já recebidas, dentre outros problemas observados.

Tendo em vista a importância das notas fiscais eletrônicas, uma vez que serão utilizadas para geração dos SPED's, é fundamental que as empresas avaliem seus processos de forma a garantir a guarda, validade, integridade e qualidade das informações. Segundo a pesquisa, esses pontos ainda não são vistos como relevantes por uma parcela das empresas que contribuíram com a pesquisa.

Cerca de 60% das empresas realizam ainda procedimentos manuais para validação e armazenamento de suas NF-e. 66,38% afirmam já terem recebido alguma NF-e inválida, cancelada, denegada ou com algum problema. "Quase um ano e meio da data em que realizamos a primeira edição dessa pesquisa, constatamos que o quadro pouco evoluiu, as empresas ainda não se deram conta das preocupações que devem ter com seus documentos fiscais eletrônicos", finaliza Rodrigues.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.