Para especialista, gerenciamento remoto é crucial para o banco móvel

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A tendência cada vez maior dos bancos passarem a oferecer serviços e transações bancárias através de dispositivos móveis, como telefones celulares e PDAs, traz um novo desafio para todas as instituições: como gerenciar a infra-estrutura de TI de modo a assegurar a disponibilidade dos serviços?

?Mobilidade pressupõe disponibilidade dos serviços, já que para estimular as transações nesses meios o cliente tem que ter acesso aos sistemas onde estiver e a qualquer hora?, observa o diretor comercial da Avocent Brasil, Marcelo Landi, ao dizer que para isso os bancos terão de investir pesadamente em sistemas de gerenciamento remoto de infra-estrutura de TI.

De acordo com o executivo, sem um sistema desses é praticamente impossível ao banco ofertar serviços móveis em larga escala, pois isso exigiria que mantivessem profissionais nas agências capacitados para dar suporte aos sistemas ou várias equipes de campo para atender os chamados. ?Mas nenhuma das duas alternativas são viáveis. Primeiro, devido aos custos, e depois porque nenhum cliente vai querer ficar esperando até que o problema seja resolvido?, sintetiza Landi.

Um sistema de gerenciamento remoto, segundo ele, elimina a necessidade de visitas recorrentes dos técnicos de TI ao data center ou às agências, já que o gerenciamento é remoto. Como exemplo disso, Landi cita o próprio sistema que a Avocent está trazendo para o Brasil, recém-lançado durante o Ciab.

Denominado Virtual Media Remoto, o sistema, como o nome já sugere, e baseado na tecnologia de mídia virtual, que oferece o controle remoto completo ao data center. Além disso, permite que possam, por exemplo, ser executados ajustes no sistema operacional e nos aplicativos, fazer download de arquivos e executar testes de diagnósticos em servidores múltiplos sem jamais precisar se deslocar até o data center ou a agência bancária. ?Com ele, é possível instalar programas ou carregar dados em um servidor, sem a necessidade do acesso físico do profissional de TI até o dispositivo, o que garante mais segurança e eficiência?, afirma Landi.

Segundo ele, o sistema atende a demanda dos bancos, que estão preocupados com segurança nos acessos aos servidores e redução no tempo nas intervenções. "Segurança é uma das principais preocupações das empresas do setor financeiro. O cliente tem que ter a garantia de que está efetuando uma transação financeira, um investimento ou aplicação, de forma totalmente confiável."

Landi informa que algumas empresas já estão conhecendo a solução no mercado sul-americano, mas em outras partes do mundo existem clientes que já tiveram resultados com a utilização do Virtual Media.

Para o gerente regional de vendas da Avocent Brasil, Luiz Alegro, o tema mobilidade vai ampliar a discussão sobre a importância da disponibilidade dos serviços no setor bancário. E ele afirma que, nesse contexto, as soluções da empresa, que são voltadas ao gerenciamento da infra-estrutura, são fundamentais para as instituições que estão investindo em alta disponibilidade de serviços.

A Avocent hoje, segundo Alegro, atende a clientes da área financeira em todo o mundo como JP Morgan, Wells Fargo, Bank of America, Credit Suisse, DeutcheBank, entre outros. No Brasil, a companhia tem projetos com o Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, HSBC, Santander, Unibanco e outras instituições.

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