A 5ª Brasil Offshore, que acontece entre os dias 16 e 19 de junho no Rio de Janeiro, contará com a presença de 18 empresas francesas. O número é três vezes superior ao da edição do ano passado.
A UBIFRANCE (Agência Francesa para o Desenvolvimento Internacional das Empresas) e a rede das missões econômicas da França, responsável por estimular a adesão francesa para o evento e estruturar essa participação em um ambiente exclusivo chamado Espaço França, indica as principais razões dessa aposta: "Mesmo com a crise e a queda vertiginosa do valor do barril do petróleo, o anúncio da camada pré-sal, considerada a maior descoberta dos últimos 20 anos no setor de exploração de petróleo, supera previsões pessimistas" diz Michel Curletto, chefe do setor de petróleo, energia e construção naval da missão econômica da França no RJ.
O interesse das companhias francesas em participar do evento apóia-se também na divulgação de projetos comuns entre as empresas dos dois países e na possibilidade de fortalecimento das parcerias. Entre os 18 empreendimentos do Espaço França, oito estão em fase de implantação no Brasil(como a Aldelia, a Ixsea e a Techlam), algumas com contratos já estabelecidos com empresas brasileiras. Entre as já instaladas no País, a expectativa é a de um significativo crescimento nos próximos anos.