ITI e centro de informática português firmam acordo de certificação digital

0

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e o Centro de Gestão da Rede de Informática do Governo de Portugal (Ceger) assinam nesta terça-feira, 16, o protocolo de cooperação em infraestrutura de certificação digital. Trata-se de um passo para que os certificados digitais brasileiros emitidos na cadeia de certificação da ICP-Brasil sejam reconhecidos em Portugal e, de igual forma, os emitidos pela Entidade de Certificação Eletrônica Portuguesa tenham a mesma reciprocidade no Brasil.
Para o presidente do ITI, Renato Martini, essa assinatura é um momento relevante para internacionalização da ICP-Brasil. "Estamos buscando a equivalência dos marcos regulatórios e o enquadramento jurídico para podermos ter o reconhecimento mútuo e a interoperabilidade das infra-estruturas", disse.
O acordo, segundo ele, promove a cooperação bilateral no campo da certificação digital de forma a tornar interoperável as infraestruturas de chaves públicas nacionais, que permitirá o reconhecimento recíproco dos efeitos jurídicos dos atos realizados com os certificados digitais dos dois países. Uma das ações concretas que o acordo estabelece é o desenvolvimento de um serviço diplomático eletrônico que possibilite aos portugueses residentes no Brasil e aos brasileiros, em terras lusitanas, transacionarem com seus respectivos certificados para a obtenção de serviços consulares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.