A rede Starbucks está criando o que pode ser um novo modelo de negócios para provedores de conteúdo na internet. A partir de julho, além de oferecer acesso WiFi de graça dentro de suas filiais nos EUA, a rede de cafeterias permitirá que seus clientes visualizem alguns sites da web pagos, como o Wall Street Journal, entre outros. A iniciativa foi batizada de Starbucks Digital Network e é administrada em parceria com a Yahoo!. A Starbucks irá remunerar os sites pagos. Os valores não foram divulgados.
Quase dez anos atrás, a Starbucks foi pioneira na oferta de redes WiFi como forma de diferenciação de estabelecimentos comerciais e de fidelização de clientes. Agora, a simples disponibilização da rede, ainda que de graça, não é mais suficiente. A saída está em oferecer também conteúdo para atrair os consumidores.
Na análise do site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com), a iniciativa da Starbucks pode representar uma nova e viável alternativa para remuneração de provedores de conteúdo na web, já que é mais fácil cobrar de uma grande empresa do que do usuário final.
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