Pesquisas apontam que até 2019 haverá uma escassez de 2 milhões de profissionais de segurança digital no mundo. Para tentar reduzir o déficit de talentos nessa área, a Cisco planeja investir US$ 10 milhões, durante dois anos, em um programa global de bolsas de estudo em segurança digital. Batizado de Global Cybersecurity Scholarship, programa tem como objetivo aumentar a disponibilidade de talentos com proficiência crítica em segurança digital.
O programa será oferecido a partir de agosto com parceiros-chave (Cisco Authorized Learning Partners), com cursos de capacitação, mentoria e certificação alinhados à função de um analista de segurança. Juntamente com isso, a Cisco está anunciando a adição de uma nova certificação Ciber Ops ao seu portfólio de certificações de segurança, além de atualizar a certificação CCIE (Cisco Certified Internetwork Expert) em Segurança.
A certificação CCNA (Cisco Certified Network Associate) Cyber Ops é dirigida à função do analista de segurança que trabalha em um Centro de Operações de Segurança (SOC – Security Operations Center) para monitoramento de sistemas e detecção de ataques. O curso apresenta aos profissionais de TI algumas das competências necessárias para trabalhar em um SOC, oferecendo conhecimento sobre como as respostas podem ser coordenadas.
Já atualização da certificação CCIE Security aborda novas competências em nível avançado e o conhecimento necessário para o preparo dos funcionários de segurança para tecnologias e ameaças de segurança em constante evolução. Esta revisão inclui avaliações sobre as mais recentes tecnologias de segurança, incluindo proteção avançada contra ameaças e malware, última geração de IPS (Intrusion Prevention System), virtualização, automação e intercâmbio de informações.
"Muitos CEOs, em todo o mundo, nos contam que sua capacidade de inovação é freada pelas preocupações com a segurança no mundo digital. Isso gera uma grande demanda futura por um conjunto de habilidades que, atualmente, não existe em grande escala. A Cisco desenvolve este programa de bolsas para impulsionar o aumento de novos talentos. Isso inclui a oportunidade de diversificar a indústria de segurança de TI, atingindo pessoas em todo o mundo, incluindo os mais velhos, as mulheres e jovens iniciando suas carreiras, inspirando-os a entrar na profissão de segurança digital", diz Jeanne Beliveau-Dunn, vice-presidente e gerente geral de serviços da Cisco.