Estudo da OLX, uma das maiores plataformas de compra e venda online do país, e do AllowMe, plataforma de proteção de identidades digitais, identificou que os celulares lideram entre os produtos com mais fraudes no comércio eletrônico no 1o trimestre de 2022. O golpe da Compra Confirmada é o mais comum, com 68% dos casos, seguido por Anúncio Falso com 31%.
Em um cenário em que muitas pessoas estão buscando celulares usados para utilizar nas ruas, como forma de driblar o crescente roubo dos aparelhos, com risco de ter contas invadidas e perda de dinheiro, é importante ficar atento para não cair em um novo golpe, tentando se proteger de outro.
O prejuízo estimado com os golpes aplicados no 1o trimestre de 2022 foi de cerca de R$ 39,7 milhões. Celulares estão no topo da lista dos produtos mais visados nas fraudes, representando 40%, seguido por videogames (19%) e computadores (12%).
Os modelos da marca iPhone são os mais visados pelos golpistas, concentrando 70% dos golpes nessa categoria. Para atrair as vítimas, os fraudadores costumam anunciar os produtos cerca de 14% mais barato que os anúncios idôneos.
"Celulares já são historicamente bastante visados por fraudadores, por terem um alto valor e serem fáceis de serem revendidos. Com o aumento da procura desses itens, os golpes tendem a aumentar. Por isso, é importante que as pessoas redobrem a atenção ao negociar os produtos. Os fraudadores atuam principalmente na falta de conhecimento dos usuários sobre os processos de compra e venda eletrônica para aplicar a engenharia social e enganá-los. Por isso, a educação digital é fundamental para que as pessoas possam identificar comportamentos suspeitos e se proteger", explica Beatriz Soares, diretora de Produto e Operações da OLX.
Perfil das vítimas
A maioria dos brasileiros que caíram em fraudes são homens (70%), contra 30% de mulheres. 77% das vítimas têm até 31 anos.
A região sudeste é a que mais teve fraudes confirmadas, com o estado de São Paulo liderando com 30%, seguido por Rio de Janeiro, 16%, e Minas Gerais, 9%.
"A maioria dos perfis de vítimas, sejam eles compradores ou vendedores, seguem o mesmo padrão: são pessoas mais impulsivas, que agem pela emoção, têm pressa e acabam não se atentando às dicas de segurança das plataformas, não verificam se o comprovante de pagamento é real, tampouco conferem a conta de recebimento. Geralmente, querem tanto um produto que quando o encontram com 50%, 60% de desconto e com estoques reduzidos, acabam deixando a razão de lado", pontua Ranier Aquino, especialista em Prevenção à Fraude do AllowMe.
O estudo analisou dados do mercado digital brasileiro, incluindo sites, apps e contas digitais de janeiro a março de 2022, em uma base de cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas online.
Conheça os principais golpes e como se proteger
Compra Confirmada
Liderando o ranking dos golpes mais aplicados em 2021 com 32%, o golpe da Compra Confirmada é uma atualização do antigo golpe do Envelope Vazio. Com o aumento das transações bancárias digitais, hoje o fraudador faz um falso comprovante de depósito com os dados da vítima e o envia por e-mail ou aplicativo de mensagem, fazendo a pessoa acreditar que o valor já foi depositado e entregue o produto da venda. Quando a vítima percebe o golpe, o fraudador já está com o produto e deixa de responder as mensagens.
Como se prevenir: Só entregue o produto após a confirmação do depósito em sua conta bancária ou carteira digital. Mantenha a conversa pelos chats das plataformas e evite negociar por aplicativos de mensagens. Desconfie de mensagens ou e-mails que simulem comunicados oficiais das empresas, verifique o domínio do e-mail (xx@nomedaempresa) e verifique sempre o status da negociação no site ou aplicativo da empresa.
Anúncio Falso
O fraudador insere o anúncio de um produto nas plataformas de compra e venda, com o objetivo de atrair as vítimas. Na maioria das vezes, o produto é 14% mais barato que o valor de mercado. Imaginando ser uma oferta real, a vítima faz o pagamento e não recebe o produto. Como se prevenir: Prefira negociar diretamente pelas plataformas, que possuem a opção de pagar/receber o valor e delivery do produto. Ao optar por negociar diretamente, só realize o pagamento após receber o produto. Desconfie de preços muito abaixo dos valores de mercado e ao desconfiar de atitudes suspeitas, denuncie o anúncio, que será verificado pelas plataformas.
Sites Falsos
Com o aumento da procura tem proliferado também falsos sites de compra, que fazem anúncios iscas para atrair compradores com a oferta de celulares novos, mas muito abaixo do preço de mercado. Além do valor mais baixo, costumam destacar que há poucas unidades dos produtos e que a oferta dura apenas poucas horas, estimulando que as pessoas façam o pagamento rápido, e o produto não é enviado.
Como se prevenir: Pesquise sobre a loja virtual antes e verifique se há reclamação de outros usuários. Desconfie de preços muito baixos, uma vez que os valores costumam ser similares de uma loja para outra.