A NCR, empresa multinacional americana e fornecedora líder de software e serviços voltados para empresas dos setores financeiro, de varejo e de hospitalidade, assegura seu compromisso com ESG e reforça a adoção de práticas de sustentabilidade ambiental, inclusão social e governança em seu universo corporativo.
De acordo com Ana Bertuzzi, Vice-Presidente Jurídica da NCR para América Latina e região Ibérica, "a NCR se esforça para ser líder em ESG entre as empresas de tecnologia e seus parceiros. Por meio da nossa estratégia, estamos comprometidos em apoiar as principais áreas com as quais nossos colaboradores, clientes, acionistas, fornecedores e comunidades mais se preocupam", diz.
O último relatório IDEAS (Inclusivity, Diversity, Equity, Allyship, and Storytelling) 2021 da NCR mostrou que a empresa está comprometida com a emissão líquida zero de gases de efeito estufa até 2050, o que incluirá a transição da frota da NCR para veículos elétricos.
No Brasil, a companhia lançou recentemente seu novo ATM com reciclagem de cédula. O caixa eletrônico SelfServ 62 combina as funcionalidades de depósito e retirada simplificadas para permitir que os clientes saquem o dinheiro que outro acabou de depositar. Para as instituições financeiras, além da inovação para encantar o consumidor com sua estética moderna, a tecnologia de reciclagem de cédulas está ajudando a reduzir os impactos ambientais. O caixa eletrônico SelfServ 62 consome até 46% menos energia no modo inativo e, além disso, o aumento da capacidade de caixa significa que podem operar 1,3 semanas a mais entre os reabastecimentos, ou seja, também reduz o número de viagens para o reabastecimento de dinheiro.
"Sabemos que um dos maiores desafios para as instituições financeiras é fornecer acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, reduzir o consumo de energia e o impacto de carbono associado. Por isso a nossa tecnologia é inovadora e necessária para suprir os desafios das instituições financeiras brasileiras que se preocupam com a sustentabilidade e buscam reduzir os impactos ambientais", comenta Marcelo Zuccas, VP da Divisão de Banking para América Latina e Country Manager da NCR Brasil.
A fábrica da NCR Corporation localizada em Manaus, realiza importantes trabalhos de controle de descarte de resíduos na tentativa de mitigar possíveis riscos ambientais. Inaugurada em 2009, com o intuito de atender demandas de cofres e caixas eletrônicos de autoatendimento no Brasil, Caribe e América Latina, a equipe promove ação a educação de coleta seletiva por todo o local, plantio de árvores, consumo consciente de água, além de parceria com uma empresa local para o descarte diário de resíduos metálicos e reciclagem de alumínio.
Como mais uma prova de comprometimento com o meio ambiente, a equipe de engenharia da fábrica reaproveita os paletes de descarte, por exemplo, para criar projetos como bancos para as áreas externas, mesa para área do café, urna para votação realizada na companhia, sinalização para os setores na empresa e decoração em datas sazonais como no Natal.
Ações sociais como pilar de seu crescimento
Sem o compromisso da NCR com as pessoas e boas práticas de ESG, talvez não seria possível a companhia conquistar prêmios e espaços tão importantes com o Selo Paulista da Diversidade, concedido pela Secretaria Paulista da Diversidade do Governo do Estado de São Paulo, em março deste ano. O prêmio reconhece e reforça os esforços da companhia em promover a inclusão e difundir a cultura de respeito, valorização e promoção da igualdade nos ambientes de trabalho.
Segundo Ana Bertuzzi, "a cultura inclusiva da NCR é um comprometimento diário, adotamos políticas internas de valorização da diversidade para todos os colaboradores, o selo é resultado do engajamento e liderança das nossas equipes, que juntos transformamos e compartilhamos deste valor".
Em 2021, a NCR Brasil foi escolhida pela NCR Foundation, que tem como valor apoiar, reconhecer e engajar seus colaboradores em diferentes locais do mundo em ações locais de impacto social que transforme a vida das pessoas através de nós como voluntários.
Com isso, instituições sem fins lucrativos como Amigos do Bem, que desenvolve projetos educacionais e promove o desenvolvimento local e inclusão social no sertão do Nordeste brasileiro, e a Liga Solidária, uma Organização da Sociedade Civil — (OSC), contarão com o apoio da companhia em ações ao combate à fome, e projetos que promovem acesso à educação e uma cultura mais inclusiva.
"Vamos unir forças aos Amigos do Bem e apoiar cerca de 1.117 famílias com alimentação durante 3 meses e fornecimento de água durante 1 ano para mais de 5 mil pessoas. Já com a Liga Solidária iremos contribuir na construção de espaços voltados para educação integral de mais de 740 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos pelo período de 2 anos", diz Ana Bertuzzi.
A executiva comenta ainda que "através da NCR Foundation, deixaremos esse legado em instituições sérias que transformam vidas por meio da educação e projetos capazes de promover o desenvolvimento local e a inclusão social para erradicar a fome e a pobreza".
Bertuzzi assumiu recentemente a liderança global do grupo WIN Woman in NCR, um comitê interno formado por mulheres para facilitar o desenvolvimento profissional das colaboradoras da NCR ao redor do mundo. O WIN, que atualmente conta com 227 inscritos ao todo só no Brasil, sendo 54% mulheres, enquanto no WIN Global contempla 28 países e mais de 3 mil membros, criou um programa completo de mentoria para as funcionárias com 16 unidades, visando o crescimento da cultura de liderança feminina dentro da companhia.
O projeto desenvolve ainda diversas iniciativas de responsabilidade social fora da NCR, como por exemplo, a recente doação de materiais escolares para o CEI Maria Carolina de Jesus, que ensina mais de 200 crianças em São Paulo, a doação de kits com produtos para o autocuidado da mulher e higiene básica para o CEAMO — Centro de Referência e Apoio à Mulher, que acolhe mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social, e diversas outras ações fora do WIN também em apoio ao combate à fome.
"Conquistamos em 2021 resultados incríveis e animadores. Além de ações expressivas de impacto social, com 552 famílias impactadas, painéis profissionais, palestras por meio da iniciativa "WIN Talks" e workshops, tivemos 2 ciclos de mentorias, que contaram com 15 mentoras e 33 mentorados, incrível", comemora a executiva.
ESG FORUM
A TI INSIDE promove dias 10 e 11 de agosto, no período da manhã, no formato virtual, a 2a edição do ESG FORUM, onde serão debatidos todos os temas relativos à agenda ESG. Anote no seu calendário. As inscrições são gratuitas. Mais informações em https://esgforum.com.br/