A SAP anunciou um projeto de coinovação com a Toyota e a VeriFone que ajudará a simplificar a experiência de abastecimento de combustível. Atualmente, os motoristas precisam lidar com diversos sistemas para localizar o posto de gasolina "ideal". Quando chegam até ele, é preciso realizar o pagamento usando cartões e digitando senhas ou então dinheiro. Com esse protótipo, os consumidores podem usar uma solução que com apenas um clique em uma tela, é possível encontrar o posto de gasolina mais próximo, autorizar o pagamento automático eletronicamente e receber cupons personalizados.
Desenvolvida sobre a plataforma SAP HANA Cloud, que permite processamento de dados em tempo real e em um ambiente de computação em nuvem, a solução agrega informações sobre a localização, a rota e o nível de combustível do veículo, bem como pontos de interesse. A VeriFone fornece soluções de pontos de venda (POS) e a Toyota, por meio de seu Centro de Informação e Tecnologia (Toyota ITC), os dados de telemática.
O modelo de uso funciona da seguinte maneira: o condutor é notificado quando o veículo está com nível baixo de combustível. Usando o sistema telemático do Toyota ITC, o veículo indica um posto de gasolina, em tempo real, baseado na localização e no nível de combustível do automóvel no momento. Também são consideradas pelo sistema, as opções pessoais previamente informadas pelo motorista, incluindo postos de gasolina de preferência e estabelecimentos participantes do programa.
Quando o carro chega ao posto de gasolina e estaciona próximo à bomba, o motorista pode autorizar a transação com um único clique na aplicação instalada no dispositivo móvel. Os postos de gasolina também podem oferecer descontos, pontos de fidelidade e outros cupons com base no perfil do condutor. Depois que o abastecimento é concluído, o motorista recebe um recibo eletrônico. Também é possível visualizar todos os abastecimentos anteriores e facilmente exportar as transações para outros sistemas, como relatórios de despesas.
"As soluções da SAP continuam a aproximar os carros conectados à realidade dos consumidores", afirma Gil Perez, vice-presidente sênior da área de carros conectados da SAP. "Nossa colaboração com a Toyota ITC e a VeriFone está transformando modelos de negócios e oferecendo às pessoas uma experiência simples e intuitiva. Nossas tecnologias de nuvem e SAP HANA podem ajudar setores como o automotivo, de petróleo e gás a realizar coisas que simplesmente não eram possíveis ou mesmo imagináveis no passado".
Para a Toyota, a parceria é estratégica. "Considerando a mudança de paradigma no espaço automotivo na busca de um veículo conectado, focamos em criar soluções e desenvolver uma experiência melhor para o usuário, olhando para uma grande variedade de tecnologias e serviços emergentes. A colaboração com a SAP e a VeriFone foi outro marco importante em nossos esforços para criar uma experiência melhor quando se dirige um veículo", diz Hironori Miyakoshi, vice-presidente executivo e diretor de operações do Toyota ITC.
A VeriFone diz que a parceria é uma oportunidade de inovar. "Nossa colaboração com a SAP e a Toyota cria uma experiência que transcende o pagamento, oferecendo conveniência, valor e interações únicas entre comerciantes e clientes", destaca Vin D´Agostino, vice-presidente sênior da área de facilitação do comércio da VeriFone.
Volvo Cars instalará Android Auto em seus próximos carros
A Volvo Cars também investe em soluções de tecnologia para equipar seus automóveis. Recentemente ela se uniu ao Open Automotive Alliance para tornar disponível a plataforma Android, da Google, em sua interface no painel. Batizado de Android Auto, traz funções e serviços familiares aos usuários de tablets e smartphones, diretamente na tela sensível ao toque no console central.
"A abordagem do Google focada no usuário e na aplicação da tecnologia para melhorar a vida das pessoas torna o Android Auto a soma perfeita à experiência da Volvo Cars", explica Håkan Samuelsson, presidente e CEO da fabricante sueca. "A interação entre o Android Auto e a nova interface da Volvo Cars transforma o visual e a percepção do interior", destaca.
"Trabalhamos duro para garantir uma experiência agradável com o Android Auto. Isso oferecerá a nossos consumidores um novo grau de fluidez e acessibilidade no uso de dispositivos móveis e trará o ecossistema digital de nossos consumidores para o carro, complementando os serviços e aplicativos conectados já existentes na interface da Volvo Cars", explica Samuelsson.
O Android Auto permitirá o acesso ao Google Search, Google Maps, Google Play Music e aplicativos de terceiros, adaptados ao universo do automóvel, como o Spotify. Todos os aplicativos poderão ser controlados por meio de voz ou controles no volante, ou mesmo por toque na tela, garantindo que toda a interação com o Android Auto seja segura e fácil.
A tela sensível ao toque proporciona aos usuários o benefício de ter os conteúdos da Volvo Cars e do Android Auto simultaneamente, eliminando a necessidade de intercalar entre telas do carro e telas do sistema Android.
"Os usuários de Android se sentirão completamente em casa no novo Volvo. Criamos um sistema completamente integrado com nossa tela sensível ao toque que eleva a experiência de conectividade a bordo a um novo nível. Isso, somado aos benefícios óbvios de segurança, como o sistema avançado de controle por voz da Google, faz do Android Auto o parceiro perfeito para a Volvo", finaliza Samuelsson.
O Android Auto estará disponível nos novos carros da Volvo que adotarão a nova plataforma Scalable Product Architecture (SPA), lançada com o novo XC90, modelo que será revelado este ano no Salão do Automóvel de Paris.
A Volvo Cars também incluirá o Apple CarPlay em todos os novos modelos baseados na nova plataforma. Isso tornará possível aos usuários de modelos da fabricante sueca conectarem-se com as duas maiores plataformas de smartphones, diretamente na tela do carro.