Publicidade
Início Blogueria Blockchain: como implementar do campo à mesa do consumidor?

Blockchain: como implementar do campo à mesa do consumidor?

0
Publicidade

A internet é, sem dúvida, a base do movimento de inovação. Da mesma forma que os custos de comunicação da internet caíram para valores próximos a zero, espera-se que os custos transacionais e organizacionais também caiam próximos a zero, à medida que estruturas organizacionais estão sendo, cada vez mais, distribuídas e habilitadas para informação. [1]

Logo, é nesse movimento que a tecnologia Blockchain vem agregando valor a diversos modelos de negócios para reduzir custos de transações e torná-las auditáveis, gerando confiança. O setor de agronegócios, por exemplo, pode aproveitar novas oportunidades em tecnologia, diante das diversas soluções a serem exploradas, uma vez que é tradicionalmente muito conservador.

O Brasil, que é o maior país da América do Sul e da região da América Latina, sendo o quinto maior do mundo em área territorial, com 8.516.000 km², pode, por exemplo, romper essa barreira geográfica com a tecnologia Blockchain, aliada à Computação Cognitiva e Internet das Coisas, possibilitando maior assertividade para agilizar toda cadeia de produção de um produto, com dados registrados à prova de fraudes. Quando se fala em produtos perecíveis, a referida assertividade é primordial, uma vez que, através da tecnologia, repensa-se todo o design organizacional existente para redução do tempo de logística e fraude, economizando, muito provavelmente, valores consideráveis para esse mercado.

Para exemplificar os benefícios mencionados, seja pela tecnologia Blockchain ou por redes permissionadas, em outubro de 2016, a empresa Maersk participou da criação do protótipo do projeto de digitalização do fluxo de trabalho no transporte, em parceria com a IBM, eliminando documentos em papel, que pode substituir a documentação tradicional. Sua demonstração foi realizada na entrega de recipientes com flores frescas do Quênia para o porto de Roterdã. Além disso, esquemas semelhantes foram testados no fornecimento de lotes de laranja na Califórnia e abacaxi da Colômbia.

Não é à toa que, no Brasil, a IBM pesquisa soluções digitais com Blockchain voltadas ao agronegócio. Em 2017, a IBM Brasil[2] anunciou o desenvolvimento da plataforma IBM AgriTech, em parceria com empresas tradicionais do agronegócio e com companhias emergentes do setor de tecnologia agrícola brasileiro, para consolidar dados, tecnologias e soluções capazes de resolver as demandas daquele mercado.

Assim, empresas que já são globais e integradas podem tornar-se ainda mais rápidas em suas transações negociais, aumentando a capacidade de competição, maior expansão, mas com um sistema de troca segura de dados para certificar toda complexidade e volume de informações que o mercado de agronegócio exige. A possibilidade, portanto, de que dados auto executáveis, programados numa tecnologia que torne os registros imutáveis, auxiliem esse mercado, refere-se tanto pela imprescindibilidade de exportação, como pela necessidade de garantir, de forma sustentável, o transporte, armazenamento e entrega dos produtos que irão do campo à mesa do consumidor.

É nessa lógica de integração de troca segura de dados que se reflete sobre diversas implementações para o agronegócio, com a junção de computação cognitiva, IoT e Blockchain, desde aplicação em títulos de crédito, como a Cédula e Nota de Crédito Rural, relacionadas ao financiamento das atividades agrícolas e agropecuárias, até transporte de cargas fracionadas. Vislumbra-se, portanto, maior sofisticação da cadeia global de alimentos e do agronegócio, com maior integridade das informações, reduzindo fraudes, custos e tempo despendido.

Amanda Lima, articulista do Manual Bockchain.

[1] SALIM, Ismail; MARLONE, Michael S.; GEEST, Yuri Van. Organizações exponenciais: por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito); tradução de Gerson Yamagami. – São Paulo: HSM Editora, 2015. 255 p

[2] IBM DESENVOLVE PLATAFORMA PARA INTEGRAR DADOS DA CADEIA DO AGRONEGÓCIO E ACELERAR A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DO CAMPO. Disponível em: https://www-03.ibm.com/press/br/pt/pressrelease/51983.wss. Acesso em: 06 jul. 2018.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile