Ações da Abes retiram do ar 22 sites de venda de software pirata

0

A Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), a Business Software Alliance (BSA) e a Entertainment Software Association (ESA) divulgaram nesta terça-feira (15/8) os resultados das ações antipirataria realizadas no mês de julho. No total, foram realizadas 52 ações policiais, que resultaram na apreensão de, aproximadamente, 120 mil CDs piratas e três prisões em flagrante.

Também foram retirados do ar 22 sites destinados à venda de software pirata, além de cerca de 4 mil anúncios em sites de leilão, dedicados à divulgação do comércio de software ilegal e cinco anúncios em jornal com a mesma finalidade. Boa parte dessas ações tem origem em denúncias feitas por consumidores de todo o Brasil, sendo a maioria delas por telefone.

Em julho, a BSA recebeu 359 ligações. Desse total, 66 foram de denúncias contra o comércio ou uso ilegal de software. Já as denúncias por e-mail somaram 209, de um total de 373 mensagens recebidas. Como resultado dessas denúncias, a BSA enviou 58 notificações extrajudiciais às empresas infratoras, que por sua vez implicaram oito ações judiciais.

?As ações de combate à pirataria são um grande reforço no trabalho de conscientização da população quanto aos prejuízos causados pelo uso ilegal de software, principalmente pelo fato de que isso favorece ainda mais a redução da criação de empregos?, diz o coordenador do Grupo Antipirataria da Abes, Emílio Munaro.

Um estudo divulgado em maio deste ano pela BSA mostrou que, no Brasil, o índice de pirataria de software em 2005 manteve-se estável em relação a 2004, com 64%, resultando em 29 pontos percentuais acima da média mundial. No ano passado, a indústria nacional teve perda de US$ 766 milhões por causa da pirataria.

Um levantamento da Abes comprova que o mercado nacional de software e serviços ocupa atualmente a 12ª posição no cenário mundial e movimentou, em 2005, cerca de US$ 7,41 bilhões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.