O grupo Rede, um dos maiores conglomerados do setor elétrico nacional, que atua na distribuição, geração e comercialização de energia, ampliou seus investimentos em outsourcing em parceria com a Unisys. O grupo iniciou um projeto de serviços gerenciados de segurança e de service desk do seu ambiente distribuído. A implementação do projeto teve inicio em março e duração prevista é de 36 meses.
O objetivo da companhia é ampliar a qualidade dos serviços prestados aos clientes e centralizar as demandas das 11 empresas do grupo ? Celpa , Cemat , Celtins , Caiuá, Vale Paranapanema, Bragantina, Nacional, Força e Luz do Oeste, Rede Serviços, Rede Comercializadora, Investco e da sede da holding, em São Paulo. Entre os benefícios esperados com o projeto destacam-se a gestão de riscos e a segurança da comunicação via internet, além do aumento do controle dos custos de TI.
Como parte das recomendações propostas pela consultoria da Unisys realizada no ano passado, o grupo decidiu terceirizar as atividades operacionais para se dedicar apenas ao seu negócio principal. ?A área de TI e qualidade do grupo deve contribuir para a criação de novos serviços, gerando ganho de escala e aumento da produtividade?, afirma Vanderlei Soares, diretor de qualidade e tecnologia da informação do grupo Rede.
Para alcançar essa meta e melhorar a performance dos serviços, a Unisys propôs uma solução que centralizasse as demandas de cada uma das empresas em um ponto único de atendimento. A partir do service desk, a Unisys atende cerca de 4 mil usuários, gerenciando todos os chamados, que vão desde help desk, suporte ao usuário, atendimento on site, controle de incidentes e de inventário do ambiente distribuído e monitoramento de 55 servidores do grupo.
?O ambiente integrado proporciona ao grupo Rede maior agilidade ao atendimento e resolução dos problemas diários, além de disponibilizar uma visão global das áreas de TI de suas empresas?, ressalta Rubens Caparica, diretor de consultoria em TI e segurança da Unisys Brasil.
A outra parte do projeto, que envolve segurança, tem como objetivo estender e proteger as fronteiras de acesso à internet, utilizando as soluções do centro de serviços gerenciados da Unisys Brasil, localizado em Veleiros, na zona sul de São Paulo. ?Aumentamos de um para cinco os pontos de internet para melhorar o desempenho da conexão e das transações de dados?, diz Soares.
"Essa mudança também garantiu uma melhoria na qualidade dos serviços e maior segurança na comunicação via web?, conta Caparica. Com a comunicação mais segura à internet, ele diz que foi possível oferecer novos serviços aos clientes do grupo, como o acesso à segunda via de contas, consultas a débitos e extratos e ouvidoria ? espaço para sugestões e reclamações.
O projeto de segurança também inclui um ambiente de contingência interligado às empresas do grupo Rede. A solução, que protege a rede de comunicação da distribuidora, assegura a continuidade dos negócios em caso de uma pane. O monitoramento é realizado em conjunto com a matriz da Unisys, em Blue Bell (EUA), com base nas normas da certificação BS7799, adquirida pela empresa globalmente no início de 2006.