A Clerity Solutions, fornecedora de soluções de migração de mainframe, anunciou nasegnda-feira, 14, que liberou para o mercado o Clerity Migration and Modernization Analysis Process (MMAP), processo de análise de modernização e migração para ambientes Adabas Natural. Esse novo serviço ajuda as empresas a analisarem as suas opções de migração e a entenderem o impacto total sobre o negócio, além dos requisitos de implementação envolvidos na migração para plataformas e arquiteturas de aplicativos modernas.
O servidor de banco de dados Adabas, da Software AG, vem sendo utilizado em mainframes para aplicativos de grande porte desde 1970 e, historicamente, implementado em conjunto com a linguagem de programação Natural. A transição desses ambientes já bem estabelecidos pode ser complexa. Segundo a empresa, o novo serviço MMAP da Clerity é uma abordagem exclusiva de plataforma neutra, que ajuda as empresas a considerar todos os fatores de negócio e tecnologia potenciais que influenciam projetos de migração de mainframe e a tomada de decisões bem informada para a empresa.
"As organizações que investiram no Adabas Natural podem estar encontrando dificuldade para decidir se mantêm os investimentos centrais ou migram para novas estruturas, como Java ou .Net", disse Jeff Hacker, vice-presidente da Clerity, responsável pela prática de modernização Adabas Natural. "O MMAP da Clerity elimina grande parte dos riscos envolvidos na tomada de decisão, analisando completamente as implicações técnicas e de negócios dos cenários potenciais de migração e modernização."
Por exemplo, uma empresa global do mercado de produtos madeireiros acaba de concluir o planejamento e a análise completos de importantes aplicativos, dados e componentes de integração, antes de re-hospedar seu sistema Adabas Natural do mainframe para o ambiente do servidor HP-UX Integrity. "A empresa estava em busca de uma alternativa com boa relação custo-benefício, que preservasse a lógica do negócio em um aplicativo de mainframe da Adabas Natural essencial, que analisa milhões de opções de rota para os embarques de madeira", explicou Hacker.
A Atos Origin realizou uma avaliação semelhante. Depois de analisar diversas alternativas, a filial da Espanha decidiu que a migração das cargas de trabalho para sistemas abertos seria a mais adequada para os seus objetivos. Ela usou, então, a tecnologia de re-hospedagem UniKix, da Clerity, em um projeto de migração detalhado, no qual diversos aplicativos financeiros importantes foram transferidos para servidores Sun funcionando com o sistema operacional Solaris. "A migração reduziu os custos operacionais anuais em 50% e liberou capacidade de processamento significativa para crescimento", enfatizou.
- Plataforma baixa