Muitos departamentos de tecnologia de empresas ainda não adotaram o Windows 8, mas estão prestes a dar uma espiada do Windows 9. Alguns deles começaram a receber nesta segunda-feira, 15, convite da Microsoft para um evento no dia 30 deste em San Francisco, na Califórnia, quando ela anunciará as novidades do Windows que vêm por aí.
Pessoas próximas à companhia disseram ao The New York Times que ela vai falar sobre os recursos da próxima versão do sistema operacional destinada a usuários corporativos, internamente chamada de Windows 9.
O público-alvo do evento mostra o árduo trabalho que a Microsoft precisa fazer no mundo corporativo para tentar reparar sua reputação. As vendas para empresas representam cerca de dois terços do lucro da fabricante de software, mas a empresa afastou alguns usuários corporativo com a introdução em 2012 do Windows 8. O sistema foi projetado para funcionar melhor em dispositivos touchscreen, e algumas empresas relataram que o software não funcionou bem na configuração típica de um PC com teclado e mouse.
A Microsoft aperfeiçoou o Windows 8 de forma a torná-lo mais amigável aos usuários corporativos. A grande questão é a relevância do lançamento do Windows 9 num momento em que a fabricante tem se esforçado para ganhar posições no mercado de dispositivos móveis.