De acordo com o levantamento realizado pelo GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, a demanda por serviços no Brasil cresceu 74% em agosto, em comparação com julho de 2019. Com a reabertura gradual dos comércios em São Paulo, muitos serviços que geralmente são realizados presencialmente, voltaram a operar com força. Desde março até agosto, o aplicativo registrou um aumento de 64% na busca por serviços, em relação ao mesmo período do ano anterior.
Muito desse aumento é representado pela categoria de "Reformas e Reparos", que teve um aumento significativo de 62% no mês de agosto em São Paulo, em relação ao mesmo período do ano passado. Neste mesmo período, a procura por pedreiros, que é um dos tipos de serviços que faz parte dessa categoria, chegou a aumentar 38%. Além disso, o aplicativo também registrou 7 mil novos cadastros de profissionais dessa categoria em São Paulo.
O profissional Osni Bernardi, que trabalha como marido de aluguel em São Paulo, se cadastrou no GetNinjas em fevereiro deste ano, e logo sentiu as mudanças em relação a demanda. "A procura por serviços aumentou bastante desde que me cadastrei e isso foi fundamental para que eu continuasse obtendo renda em meio a pandemia". Ele contou, ainda, que consegue, em média, 10 serviços por semana e que já fidelizou muitos clientes que acabaram contratando ele de novo para realizar outros serviços.
Para evitar que os profissionais cadastrados no app e os consumidores corram riscos de contraírem ou transmitirem o novo coronavírus, o GetNinjas realizou uma campanha interna para auxiliar e orientar todos os prestadores de serviço cadastrados no aplicativo à tomarem as devidas medidas de segurança e prevenção, nos serviços essenciais que precisam ser feitos presencialmente.
Alguns dias depois dos problemas com a quarentena pude sentir uma melhora no número de solicitações por serviços de eletricista em Blumenau.
Tenho uma empresa de marido de aluguel e elétrica, e notei que as pessoas que ficaram em casa identificaram mais problemas nas suas casas, e alguns clientes tiveram de adequar locais para home office, como melhorias em luminárias e tomadas elétricas.
Espero que logo tudo passe e a melhora seja para a economia em geral.