Pesquisa global da Epson revela déficit alarmante da realidade climática

0

Cinquenta dias antes do começo da Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (COP 26), que acontecerá no Reino Unido em novembro, a Epson anuncia os resultados de seu Barômetro de Realidade Climática. A investigação mostra uma diferença potencialmente danosa entre a realidade e a compreensão das pessoas sobre seus efeitos catastróficos. A pesquisa coletou experiências e percepções globais de 15.264 consumidores da Ásia, da Europa, da América do Norte e da América do Sul sobre as mudanças no clima.

Programado para ajudar no enquadramento das discussões da COP 26, o objetivo do Barômetro de Realidade Climática da Epson é trazer maior consciência pública quanto aos impactos das mudanças climáticas, influenciar nas decisões comerciais transformadoras e levar conhecimento aos formadores de políticas.

Déficit da realidade: otimismo vs. evidência

Quando consultados sobre suas opiniões a respeito da habilidade humana para evitar uma crise climática durante sua vida, cerca de metade dos entrevistados (46%) afirmam que são "muito" ou "um pouco" otimistas. Isso supera de forma expressiva a faixa de 27% daqueles que dizem serem muito ou um pouco pessimistas.

As razões mais citadas que apoiam tal otimismo são a crescente consciência pública sobre a mudança climática (32%), a habilidade da ciência e da tecnologia para fornecer soluções (28%) e a tendência para o uso de energias renováveis (19%). Globalmente, 5% dos entrevistados não acreditam que haja emergência de modo nenhum, sendo que a lista dos negacionistas climáticos é liderada pelos EUA (11%), pela Alemanha (7%) e pelo Reino Unido (6%).

À medida que o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) informa que algumas mudanças provocadas pelos seres humanos levarão milênios para serem revertidasi, e dada a ocorrência de uma série de eventos globais – incluindo o julho mais quenteii registrado até agora, os incêndios florestaisiii na Europa, na América do Norte e na Ásia, bem como as enchentesiv na China, na Colômbia e na Alemanha, os achados do Barômetro de Realidade Climática da Epson sugerem o triunfo do otimismo sobre a evidência e o déficit danoso da realidade climática.

Segundo Henning Ohlsson, diretor de Sustentabilidade da Epson Europa, "À medida que há o desdobramento da emergência climática na nossa frente, é mesmo preocupante que tantas pessoas não consigam reconhecer ou ainda neguem abertamente sua existência. Esse é um alerta para todos nós, governos, empresas e indivíduos, trabalharmos juntos de forma que a COP 26 tome as decisões e inspire as ações necessárias a fim de mitigar a mudança climática".

Revisão da realidade: compreensão vs. ação

O Barômetro sugere que o otimismo pode ser o resultado de uma incapacidade para reconhecer as mudanças climáticas e, portanto, sua escala. Cerca de três quartos dos entrevistados veem a conexão entre a mudança climática e as temperaturas globais crescentes (77%), o clima extremo (74%) e os incêndios florestais (73%). A consciência cai para apenas mais da metade no caso de eventos tais como as grandes fomes (57%), as migrações humanas massivas (55%) e os surtos de insetos (51%). Existe uma variação regional expressiva, sendo a compreensão da fome mais alta em Taiwan (72%) e mais baixa, nos EUA (44%).

Muitos acreditam que a responsabilidade para lidar com a emergência seja do Estado e dos players da indústria. Mais de um em cada quatro dos entrevistados (27%) identifica os governos, e 18% as empresas, como "os mais responsáveis". Cerca de 18% reconhecem a responsabilidade pessoal e, nessa faixa, a Indonésia registra os níveis mais altos (30%), e a China e a Alemanha, os mais baixos (ambos 11%). É motivador que a maior quantidade individual de entrevistados identifique a responsabilidade como coletiva (31%).

Ainda que as pessoas desejem mudar seu estilo de vida para lidar com a crise, algumas são lentas para agir. O Barômetro mostra que 78% concordam em (já fazem ou estão planejando) mudar para a energia renovável, mas apenas 29% já o fizeram. 82% concordam em migrar para produtos mais sustentáveis, porém somente 45% já migraram. E 58% concordam em adotar uma dieta baseada em plantas, mas somente 27% tornaram-se veganos. Inclusive ao se olhar para escolhas relativamente simples, tais como o boicote de marcas não sustentáveis, 63% dos entrevistados concordam, no entanto só 29% já mudaram seus hábitos de compra.

Realidade das empresas: está na hora de agir

O Barômetro de Realidade Climática sugere que, na opinião de muitos, a crise climática continua sendo uma coisa que acontece ao outro. Como a pesquisa revela que apenas 14% dos entrevistados reconhecem as grandes empresas como as principais responsáveis por lidar com a emergência climática, e apenas 3%, as companhias pequenas (menos do que 5% dos negacionistas das mudanças climáticas), ela também sugere que está na hora de as empresas de todos os portes assumirem um papel maior.

As empresas podem empoderar outras companhias e consumidores por meio de inovações que apoiem a sustentabilidade. Na Epson, isso gerou o desenvolvimento, por exemplo, de iniciativas para reduzir o impacto do consumidor diante da utilização da tecnologia PrecisionCore Heat-Free (sem aquecimento) com alta eficiência energética; além de P&D sobre tecnologias ambientais tais como materiais de origem natural (não plásticos).

Para além da inovação de produtos e materiais, as empresas podem fazer uma grande diferença ao promover e evidenciar a responsabilidade climática. A Epson leva isso adiante por meio da transição para a energia 100% renovável e do compromisso com iniciativas como o projeto RE100 de energia renovável; do trabalho para promover a economia circular, por exemplo, com a restauração e a renovação de produtos; e da participação em parcerias de alto impacto, como a união com a National Geographic para impulsionar a proteção do permafrostv por meio da campanha "Tunr Down the Heat".

Yasunori Ogawa, presidente global da Epson, comentou: "A descoberta do déficit da realidade climática mostra que a consciência, junto com a ação, será crucial para lidar com a emergência. O objetivo da Epson é trazer essa consciência, bem como as tecnologias requeridas por parte da nossa companhia, de outras empresas e dos consumidores para ativar a mudança transformadora. A sustentabilidade é central para nosso plano de negócios e tem o respaldo de recursos significativos, pois, ao passo que nós sabemos que há um longo caminho pela frente, acreditamos que podemos construir um futuro melhor."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.