Segurança de dados é fundamental em nossa estratégia de IA, afirma CEO da Cloudera

0

Em entrevista a TI Inside Rubia Coimbra, Latin America Vice President, e Charles Sansbury, Chief Executive Officer, ambos da Cloudera, falaram a respeito dos planos de negócios da empresa, a importância do Brasil para sua receita e como ambos observam o atual momento da Inteligência Artificial.

Segundo Charles, a Cloudera tem feito grandes investimentos para aprimorar sua plataforma de dados, servindo as maiores empresas globais em setores como serviços financeiros, telecomunicações e manufatura.

Rubia complementou afirmando que o Brasil é um dos mercados mais importantes para a Cloudera, representando 50% do negócio na região. "Temos soluções aqui que não vemos espalhadas pelo mundo, como o PIX, por exemplo, que é um exemplo de inovação no setor financeiro," destacou Rubia. Ela também ressaltou que a empresa tem focado em transferir as melhores práticas dos grandes clientes para as pequenas e médias empresas, promovendo uma adoção mais ampla da IA.

A importância da IA e dos dados na estratégia das empresas

Durante sua palestra no Cloudera Evolve 2024, Rubia compartilhou insights importantes sobre as tendências de dados e Inteligência Artificial, destacando como a arquitetura híbrida está se consolidando como uma solução estratégica para as empresas em 2024. Ela mencionou que a pesquisa realizada pelo IDC, em alinhamento com os dados da Cloudera, mostrou que 53% das empresas planejam aumentar seus orçamentos de TI, com um foco crescente em dados e IA, ultrapassando até os investimentos em segurança.

A executiva enfatizou a importância da confiança nos dados, apontando que 43% das organizações relataram não confiar plenamente em suas fontes de dados e que 50% identificaram problemas de redundância e dados em silos como um grande desafio. Além disso, ela destacou que a falta de talentos e o alto custo ainda são barreiras significativas para a adoção de das novas tecnologias.

Em conversa com a TI Inside, ela falou sobre a perspectiva para o futuro da IA no Brasil e na América Latina, que de acordo com ela, embora as empresas locais enfrentem desafios semelhantes aos de outras regiões, elas estão bem preparadas para adotar inovações tecnológicas. Ela mencionou a importância da estratégia de dados das empresas, que hoje está totalmente alinhada à estratégia de negócios. "O futuro da IA é promissor, e não vejo o Brasil ficando para trás em nenhum aspecto", completou Rubia.

Com relação ao valor investido em inovação ter ultrapassado até mesmo a cibersegurança, Charles enfatizou que, embora as novas tecnologias estejam recebendo muitos investimentos, a prioridade operacional das empresas continua sendo a segurança. Ele destacou que a proteção de dados é uma preocupação global e que diferentes países estão adotando medidas específicas para garantir a segurança e a soberania de seus dados.

"O ambiente de ameaças pode continuar a se tornar mais perigoso a cada dia, e todas as empresas precisam estar preparadas para isso", disse Charles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.