No Brasil, o mercado de pagamentos está cada vez mais prático. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), os pagamentos via cartão por aproximação cresceram em 2022. A modalidade saltou de 19,4% para 37,7% em setembro deste ano, comparado ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com o especialista Samuel Ferreira, CEO da Meep, empresa de soluções tecnológicas para meios de pagamento, "a agilidade para realizar os pagamentos fizeram com que a tecnologia se tornasse cada vez mais popular. Hoje a opção do pagamento por NFC via smartphones também auxilia na expansão da forma de pagamento".
Ainda assim, alguns cuidados devem ser tomados para não cair em golpes. É importante estabelecer um limite para o valor da transação para evitar grandes prejuízos caso perca o cartão, pois só serão liberadas compras por aproximação até esse valor. Outras dicas são confirmar o valor no visor da máquina e não entregar o cartão para terceiros.
"Considerar um serviço de seguro antifurto de cartão também previne golpes. Caso o cartão seja roubado é necessário apenas um boletim de ocorrência para acionar o seguro e ser reembolsado no valor furtado. São precauções básicas que evitam problemas ao se usar as tecnologias de aproximação", conclui Samuel.