Maersk e IBM criam joint venture para explorar transporte marítimo

0

A operadora de contêineres marítimos A.P. Moller – Maersk  e IBM anunciou nesta terça-feira,16, a intenção de estabelecer uma joint venture para fornecer métodos mais eficientes e seguros para a condução do comércio global usando a tecnologia blockchain.

O objetivo da nova empresa será oferecer uma plataforma digital de comércio global desenvolvida em conjunto com base em padrões abertos e projetada para uso por todo o ecossistema global de navegação. Abordará a necessidade de proporcionar mais transparência e simplicidade na circulação de mercadorias entre fronteiras e zonas comerciais.

O custo e o tamanho dos ecossistemas comerciais mundiais continuam a crescer em complexidade. Mais de US$ 4 trilhões em mercadorias são enviados a cada ano, e mais de 80% das mercadorias consumidas diariamente são transportados pela indústria marítima. O custo da documentação comercial necessária para processar e administrar muitos desses produtos é estimado em um quinto dos custos reais de transporte físico. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, ao reduzir barreiras na cadeia de suprimentos internacionais, o comércio global poderia aumentar em quase 15%, impulsionando economias e criando empregos.

Os atributos da tecnologia blockchain são ideais para grandes redes de parceiros díspares. A tecnologia de blockchain estabelece um registro compartilhado, imutável de todas as transações que ocorrem dentro de uma rede e, em seguida, permite que as partes permissioned acesso a dados confiáveis em tempo real. Ao aplicar a tecnologia para digitalizar os processos comerciais globais, uma nova forma de comando e consentimento pode ser introduzida no fluxo de informações, capacitando vários parceiros comerciais para colaborar e estabelecer uma única visão compartilhada de uma transação sem detalhes comprometedores, privacidade ou confidencialidade.

"Esta nova empresa marca um marco em nossos esforços estratégicos para impulsionar a digitalização do comércio global. O potencial de oferecer uma plataforma digital neutra e aberta para formas seguras e fáceis de trocar informações é enorme, e todos os jogadores em toda a cadeia de suprimentos estão a beneficiar ", disse Vincent Clerc, diretor comercial da Maersk e futuro Presidente do Conselho de a nova joint venture. "ao aderir ao nosso conhecimento do comércio com as capacidades da IBM em blockchain e tecnologia empresarial, estamos confiantes de que esta nova empresa pode fazer uma diferença real na formação do futuro do comércio global."

"Os grandes avanços que a IBM fez em blockchain têm mostrado que a tecnologia pode promover novos modelos de negócios e desempenhar um papel importante na forma como o mundo funciona através da construção de empresas mais inteligentes", disse Bridget Van Kralingen, vice-presidente sênior da IBM Global Industries, Soluções e Blockchain.

A IBM e a Maersk iniciaram uma colaboração em junho de 2016 para construir novas tecnologias baseadas em nuvem e blockchain. Desde então, várias partes têm pilotado a plataforma, incluindo Dupont, Dow Chemical, Tetra Pak, Port Houston, Rotterdam Porto Community System Portbase, a administração aduaneira dos Países Baixos.

A joint venture vai agora permitir que a IBM e Maersk possam comercializar e escalar suas soluções para um grupo mais amplo de corporações globais, muitos dos quais já manifestaram interesse nas capacidades e estão explorando maneiras de usar a nova plataforma, incluindo GM e Procter & Gamble.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.