Projetos de robotização ganham mais espaço no mercado brasileiro, afirma Minsait

0

Os projetos de robotização têm ganhado espaço no Brasil, segundo a Minsait. A companhia implementou, em 2019, 32 iniciativas de automatização de processos (RPA) no País, principalmente nos setores de telecomunicações, indústria, finanças e energia. A finalidade dos projetos é variada. As empresas buscam ganho de eficiência operacional, acelerar o desenvolvimento de novas soluções, melhora da experiência do usuário, redução de erros e agilidade de entrega, de acordo com as observações da Minsait.

Para a companhia, as organizações brasileiras ainda estão em busca de criar estruturação básica e madura necessárias para aportar o big data e a inteligência artificial. O RPA é um caminho para este processo e cada vez mais companhias devem utilizar esse recurso nos próximos anos. Estimativas da Minsait mostram que mais da metade das empresas, em todo mundo, já está conduzindo ações voltadas à robotização de processos.

Os projetos variam os seus custos dependendo da ferramenta escolhida, dos processos e suas complexidades, bem como os objetivos a serem atingidos. O ganho financeiro pode acontecer já nos primeiros meses, aponta a companhia. Cerca de 40% dos clientes esperam que o retorno aconteça entre 6 a 12 meses, prazo em que frequentemente ocorre o payback.

De acordo com a Minsait, RPA é uma tecnologia importante e viável para criar eficiência operacional, uma vez que partir logo de início para tecnologias mais avançadas, que exigem alto grau de especialização e de governança de dados – um empecilho ainda a ser superado por diversas empresas no país – pode ser arriscado na hora de demonstrar os resultados em inovação para organizações que demandam retorno demasiadamente rápido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.