Buscando disseminar o conhecimento de Big Data de forma gratuita para a comunidade externa e ajudar a mitigar o apagão de talentos em tech no Brasil, a Semantix desenvolveu a Semantix Academy. A universidade corporativa, que oferece trilhas técnicas relacionadas a dados para funcionários e a comunidade externa, já conta com mais de 10 mil inscrições desde sua fundação, em 2021.
O mercado de trabalho está em constante evolução, exigindo cada vez mais habilidades técnicas e comportamentais dos profissionais. Nessa dinâmica, as empresas procuram pessoas qualificadas e os profissionais buscam boas oportunidades de crescimento. A Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (BRASSCOM) estima o gap de 2,1 milhões de vagas até 2030
Além da falta de profissionais capacitados, um levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) mostra que 21% das empresas de tecnologia não possuem nenhuma profissional mulher. Levando em consideração essa realidade, a Semantix Academy abriu vagas para treinamentos de Big Data Engineering e Big Data Science com predileção para o gênero feminino, gerando um aumento de mais de 140% no número de inscrições de mulheres em ambas as turmas em relação as turmas anteriores.
Desde 2021 o Academy já abriu 14 turmas, somando 2.050 pessoas capacitadas. Apenas em 2022, foram 531 participantes na trilha de Big Data Engineering e 482 na de Data Science. A porcentagem de mulheres inscritas nas duas turmas é de 48% e 43% respectivamente – um crescimento de mais de 140% em comparação às participantes do gênero feminino de 2021.
Ainda como parte das iniciativas relacionadas ao estímulo da mão de obra em tecnologia, a Semantix faz parte do Movimento Tech 2030 – fundo de investimento social para despertar o interesse pela carreira em tech, formar e empregar grupos sociais de vulnerabilidade. A primeira turma realizada em parceria com o MovTech teve início em setembro de 2022 e teve 240 inscritos.
"O Academy busca contribuir para a equidade de gênero na Semantix e no setor de tecnologia, estimulando a entrada de mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho. Para fomentar o conhecimento em dados, vamos oferecer um número cada vez maior de vagas e auxiliar as mais diversas pessoas a construir uma carreira em tecnologia", afirma Rodrigo Augusto, Big Data Specialist na Semantix.