Espaços de integração viram tendência em grandes empresas para impulsionar a inovação e o trabalho colaborativo

0

O atual dinamismo do mercado de trabalho exige que as companhias realizem investimentos constantes em inovação para garantir seu crescimento sustentável. Nesse sentido, a criação de espaços para integração dos colaboradores tem sido almejada por uma parcela significativa de empresas. Esses locais são projetados para fomentar a criatividade, a troca de ideias e a colaboração entre os funcionários, com foco na geração de soluções inovadoras e maior integração das equipes.

Um dos principais pontos que contribuem para a procura por esses espaços é que, desde que as corporações passaram a adotar o modelo de trabalho remoto ou híbrido, em sua maioria implementados durante os períodos de lockdown causados pela pandemia de Covid-19, cresceu a busca por soluções para um maior engajamento entre os colaboradores e a manutenção da cultura corporativa.

Os espaços de inovação ajudam a promover essa integração a partir do desenvolvimento de um ambiente mais propício para aproximar diferentes setores e hierarquias da empresa, eliminando barreiras e estimulando a diversidade de perspectivas e pontos de vista.

Confira abaixo dois exemplos de ambientes inovadores recém-lançados em grandes empresas:

Bain & Company

O primeiro Hub de Inovação da América do Sul, que acaba de ser inaugurado pela Bain & Company em sua sede, em São Paulo, leva em conta tanto a sustentabilidade quanto destaca as iniciativas de diversidade da consultoria estratégica global. O local apresenta painéis com obras de arte pintadas por artistas, reforçando a representatividade de grupos promovidos pela companhia: Women at Bain (mulheres cis e transgêneros); BAB (com colaboradores pretos e pardos); Asians at Bain (asiáticos); BGLAD (público LGBTQIAPN+); First at Bain; e Environmental. Com a inauguração do Hub de Inovação na capital paulista, a Bain conta agora com 13 espaços como esse em todo o mundo.

É nesse novo Hub de Inovação que o time de Vector da Bain, que reúne especialistas das práticas de inteligência artificial, ciência de dados e transformação digital da consultoria, passa a realizar iniciativas com todo o ecossistema de inovação da companhia para ampliar o conhecimento para trabalhos com clientes, como parcerias com startups e universidades. Agora, a equipe de Vector conta com essa estrutura para amplificar seu alcance dentro e fora da Bain, como um local estratégico de convivência com diversos stakeholders.

O Desafio Estratégico Bain, a maior competição universitária de business case da América Latina, foi realizada nesse espaço em novembro, reunindo participantes de toda a região. Em 2022, o tema do programa foi o uso de ferramentas digitais no desenvolvimento de negócios aliado à conservação do meio ambiente. Neste ano, por conta da inauguração do hub, foi possível integrar participantes do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México, que tiveram a missão de atuar de forma unificada na busca de soluções inovadoras em filantropia, com o objetivo de ampliar o impacto social de organizações sem fins lucrativos.

O hub da consultoria em São Paulo possui uma área de 1.200m2, na qual os colaboradores têm à disposição 28 salas, das quais 22 aparelhadas para realização de reuniões, mais um estúdio de gravação com propriedades acústicas e uma "quiet zone" para quem precisa trabalhar com silêncio e concentração, além de quatro salas componíveis que podem ser adaptadas a diferentes necessidades dos times. Há ainda uma arena para eventos e uma recepção com café para integração.

Em relação à sustentabilidade, o espaço tem 100% do consumo de energia de recursos renováveis e neutralidade de carbono, premissa atendida por todas as instalações da Bain no mundo – a companhia mantém há 10 anos o compromisso de zerar suas emissões. Os materiais aplicados no projeto não causam impacto ambiental, são reciclados e, no caso dos móveis, é utilizada madeira de reflorestamento.

A criação de espaços de inovação sustentáveis nas empresas é um passo crucial para impulsionar a criatividade e a integração dos colaboradores, bem como para estreitar o relacionamento com outros públicos-alvo das companhias. Ao adotar essas instalações, as empresas não apenas se tornam mais competitivas, como também assumem um papel ativo na construção de uma cultura organizacional mais forte e inclusiva.

Neogrid

Visando proporcionar o bem-estar de seus colaboradores, a Neogrid instituiu o trabalho híbrido na empresa após a pandemia. Por isso, mudou seu escritório de São Paulo de endereço, que agora conta com um espaço mais aberto, totalmente instagramável, com vista 360 graus para a região sul da capital paulista e um enquadramento poético da ponte estaiada.

A estrutura do escritório é toda modular, possibilitando diversos formatos, de uma sala de reunião para oito pessoas até um auditório que comporta 90 participantes. O local também possui oito divisões, diversas delas em formato 1:1 e uma exclusiva para gravação de podcast que está completamente equipada e pronta para os bate-papos com conteúdo.

O espaço conta ainda com estações de trabalho para os colaboradores e amplo work café com varanda, ideal para encontros mais informais, cafés da manhã com clientes, almoços e jantares com executivos C-Levels e happy hours. Os clientes da empresa, inclusive, utilizam a área para realizar suas próprias reuniões e eventos com apoio da Neogrid.

Isso tanto acontece que, desde a sua inauguração, o escritório já foi sede de mais de 30 eventos – passando pelo programa de inovação da Neogrid, que avaliou e premiou projetos votados pelo conselho administrativo e diretoria da companhia – até confraternizações, seminários e encontros promovidos por grandes marcas, como Wella, EMS, Unilever, M. Dias Branco, entre outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.