O atual dinamismo do mercado de trabalho exige que as companhias realizem investimentos constantes em inovação para garantir seu crescimento sustentável. Nesse sentido, a criação de espaços para integração dos colaboradores tem sido almejada por uma parcela significativa de empresas. Esses locais são projetados para fomentar a criatividade, a troca de ideias e a colaboração entre os funcionários, com foco na geração de soluções inovadoras e maior integração das equipes.
Um dos principais pontos que contribuem para a procura por esses espaços é que, desde que as corporações passaram a adotar o modelo de trabalho remoto ou híbrido, em sua maioria implementados durante os períodos de lockdown causados pela pandemia de Covid-19, cresceu a busca por soluções para um maior engajamento entre os colaboradores e a manutenção da cultura corporativa.
Os espaços de inovação ajudam a promover essa integração a partir do desenvolvimento de um ambiente mais propício para aproximar diferentes setores e hierarquias da empresa, eliminando barreiras e estimulando a diversidade de perspectivas e pontos de vista.
Confira abaixo dois exemplos de ambientes inovadores recém-lançados em grandes empresas:
Bain & Company
O primeiro Hub de Inovação da América do Sul, que acaba de ser inaugurado pela Bain & Company em sua sede, em São Paulo, leva em conta tanto a sustentabilidade quanto destaca as iniciativas de diversidade da consultoria estratégica global. O local apresenta painéis com obras de arte pintadas por artistas, reforçando a representatividade de grupos promovidos pela companhia: Women at Bain (mulheres cis e transgêneros); BAB (com colaboradores pretos e pardos); Asians at Bain (asiáticos); BGLAD (público LGBTQIAPN+); First at Bain; e Environmental. Com a inauguração do Hub de Inovação na capital paulista, a Bain conta agora com 13 espaços como esse em todo o mundo.
É nesse novo Hub de Inovação que o time de Vector da Bain, que reúne especialistas das práticas de inteligência artificial, ciência de dados e transformação digital da consultoria, passa a realizar iniciativas com todo o ecossistema de inovação da companhia para ampliar o conhecimento para trabalhos com clientes, como parcerias com startups e universidades. Agora, a equipe de Vector conta com essa estrutura para amplificar seu alcance dentro e fora da Bain, como um local estratégico de convivência com diversos stakeholders.
O Desafio Estratégico Bain, a maior competição universitária de business case da América Latina, foi realizada nesse espaço em novembro, reunindo participantes de toda a região. Em 2022, o tema do programa foi o uso de ferramentas digitais no desenvolvimento de negócios aliado à conservação do meio ambiente. Neste ano, por conta da inauguração do hub, foi possível integrar participantes do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México, que tiveram a missão de atuar de forma unificada na busca de soluções inovadoras em filantropia, com o objetivo de ampliar o impacto social de organizações sem fins lucrativos.
O hub da consultoria em São Paulo possui uma área de 1.200m2, na qual os colaboradores têm à disposição 28 salas, das quais 22 aparelhadas para realização de reuniões, mais um estúdio de gravação com propriedades acústicas e uma "quiet zone" para quem precisa trabalhar com silêncio e concentração, além de quatro salas componíveis que podem ser adaptadas a diferentes necessidades dos times. Há ainda uma arena para eventos e uma recepção com café para integração.
Em relação à sustentabilidade, o espaço tem 100% do consumo de energia de recursos renováveis e neutralidade de carbono, premissa atendida por todas as instalações da Bain no mundo – a companhia mantém há 10 anos o compromisso de zerar suas emissões. Os materiais aplicados no projeto não causam impacto ambiental, são reciclados e, no caso dos móveis, é utilizada madeira de reflorestamento.
A criação de espaços de inovação sustentáveis nas empresas é um passo crucial para impulsionar a criatividade e a integração dos colaboradores, bem como para estreitar o relacionamento com outros públicos-alvo das companhias. Ao adotar essas instalações, as empresas não apenas se tornam mais competitivas, como também assumem um papel ativo na construção de uma cultura organizacional mais forte e inclusiva.
Neogrid
Visando proporcionar o bem-estar de seus colaboradores, a Neogrid instituiu o trabalho híbrido na empresa após a pandemia. Por isso, mudou seu escritório de São Paulo de endereço, que agora conta com um espaço mais aberto, totalmente instagramável, com vista 360 graus para a região sul da capital paulista e um enquadramento poético da ponte estaiada.
A estrutura do escritório é toda modular, possibilitando diversos formatos, de uma sala de reunião para oito pessoas até um auditório que comporta 90 participantes. O local também possui oito divisões, diversas delas em formato 1:1 e uma exclusiva para gravação de podcast que está completamente equipada e pronta para os bate-papos com conteúdo.
O espaço conta ainda com estações de trabalho para os colaboradores e amplo work café com varanda, ideal para encontros mais informais, cafés da manhã com clientes, almoços e jantares com executivos C-Levels e happy hours. Os clientes da empresa, inclusive, utilizam a área para realizar suas próprias reuniões e eventos com apoio da Neogrid.
Isso tanto acontece que, desde a sua inauguração, o escritório já foi sede de mais de 30 eventos – passando pelo programa de inovação da Neogrid, que avaliou e premiou projetos votados pelo conselho administrativo e diretoria da companhia – até confraternizações, seminários e encontros promovidos por grandes marcas, como Wella, EMS, Unilever, M. Dias Branco, entre outras.