Preços de produtos vendidos pela internet têm deflação de 10% em 2011, indica Fipe

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O Índice Fipe/Buscapé aponta que os preços ao consumidor no comércio eletrônico apresentaram deflação acumulada de 9,73% no ano passado. No período, que vai de janeiro de 2011 a janeiro de 2012, observou-se uma queda mensal dos preços em dez meses, e somente em agosto de 2011(0,59%) e neste mês de janeiro (0,90%) houve aumentos de preços.

Das 151 subcategorias pesquisadas, 127 (84% do total) tiveram queda média de preço de 10,3%, e apenas 24 tiveram um discreto aumento médio de preço de 3,1%. Dentre elas, a que mais teve queda foi telefonia (-18,1%), fortemente influenciada pelos celulares, cujos preços caíram 20,1%. Em seguida estão os eletrônicos (-16,7%), com destaque para televisores (-17,7%), blu-ray players (-22,5%) e GPS (-15,6%).

O grupo de eletrodomésticos – que disputa com eletrônicos o orçamento do consumidor no segmento de bens duráveis – teve queda de preço de -6,2% no período. A redução do IPI de refrigeradores (15% para 5%), lavadoras (20% para 10%) e fogões (4% para 0) implicou em uma queda marginal de preços de -6,2%, -6,7% e -2,5%, respectivamente, para estes produtos no mês de dezembro/11.

No mês de janeiro, a variação mensal do Índice Fipe/Buscapé foi de 0,90%, atipicamente elevada face às quedas de preços dos dez meses anteriores – em agosto houve alta de 0,59%. Considerando-se o peso na composição do índice, os produtos cujas variações de preços tiveram mais impacto para o aumento geral em 12 meses foram: condicionador de ar (2,81%), PC (2,23%), notebook (2,01%), refrigerador (1,92%) e lavadora de roupa (1,89%).

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