As cinco principais tendências tech para 2022

0

O universo da tecnologia tem evoluído bastante nos últimos anos. Apesar de não termos carros voadores ou skates flutuantes como a boa e velha ficção previu, estamos caminhando a passos largos para tecnologias mais sofisticadas e ferramentas que facilitem o dia a dia das pessoas. Os robôs aspiradores, os smartwatches e outras inovações se popularizam, mas ainda há mais coisas vindo por aí – de robótica para grandes empresas a tecnologia acessível –, com a premissa de que qualquer um pode começar a programar. 

A democratização das informações, acessibilidade, home office e segurança são alguns dos assuntos que mais serão debatidos em 2022. Afinal, toda a evolução digital feita durante a pandemia deve se estabelecer como definitiva, ou não, neste novo ano. Pensando nisso, separei as principais tendências que devem permear o mercado de tecnologia nos próximos meses: 

  1. Produtividade e acessibilidade: no-code e automação 

Durante os últimos anos, foram construídas diversas ferramentas para que qualquer pessoa pudesse criar sistemas ou aprimorar tecnologias. As ferramentas no-code, como são chamadas no universo tech, existem em diversas categorias e nichos; e vão desde sistemas para montar sites, como Wix ou Webflow, até automação de tarefas, como Zapier, e devem receber investimentos e aprimoramentos em 2022. 

Além disso, tem se investido cada vez mais em tecnologias de automação que possibilitem aos desenvolvedores acelerar o trabalho diário. O maior exemplo disso é o GitHub Copilot, uma ferramenta que é capaz de completar o código que o desenvolvedor está digitando ou escrever trechos de código inteiro baseados em uma descrição. 

Seja montando uma ferramenta sem escrever uma linha de código ou escrevendo novos sistemas em menos tempo e com menos trabalho, a produtividade e a acessibilidade são o foco para este ano. 

  1. Robótica 

Apesar de recentes fatos e notícias chocantes envolvendo robótica, como o "robô humanoide" da Tesla ou o robô com expressões faciais realistas, esse assunto ainda não tem chamado a atenção para onde realmente importa. 

Longe dos holofotes, existe um movimento grande acontecendo em robótica no mundo, com foco no setor industrial. Uma série de experimentos já estão indo a campo para garantir que robôs, com auxílio de inteligência artificial, possam lidar com os mais diversos tipos de trabalho: como em centros de distribuição, carregando caixas, separando produtos e fazendo triagens; no transporte de carga como caminhões e navios cargueiros totalmente autônomos; e até em atividades de serviços. 

Ainda em 2022 não devemos ver robôs nas ruas, mas provavelmente devemos começar a sentir os efeitos dessa maior automação nos serviços atrelados, com mais velocidade e diminuição de custos de produção. 

  1. Tecnologias remotas 

A pandemia trouxe à tona uma discussão muito grande sobre como serão os escritórios do futuro. Nesse sentido, existem várias tecnologias dispersas que melhoram a capacidade de trabalho à distância e que devem continuar ganhando força. 

Câmeras, microfones e headsets melhores, tecnologias relacionadas à conectividade como o Starlink da Tesla ou o 5G são algumas das apostas para 2022. Na mesma linha, as ferramentas de gestão e monitoramento também tendem a crescer. Projetos e discussões de interface começam a ter acesso colaborativo dentro de ferramentas como o Figma. No Brasil, por exemplo, temos a MP que visa fortalecer o atendimento dos cartórios de forma digital. 

Ainda nesse sentido, 2022 será o ano do desenrolar de algumas mudanças que surgiram no último ano, como o Metaverso, uma espécie de nova realidade virtual, na qual as pessoas poderiam reproduzir a vida real. Com a mudança de nome do Facebook Ink para Meta, é um tema que vale a pena acompanhar o caminhar dessa nova proposta de interação digital. 

  1. Segurança digital 

Com o trabalho migrando para o digital, a segurança de dados e informações sigilosas também entra em voga em 2022, ou seja, o investimento em segurança digital também vai ganhar relevância. Soluções de autenticação remota ou biométrica, investimento em treinamentos e contratação de profissionais dessa categoria começam a entrar na lista de prioridade dos empresários. 

No próprio nicho, a segurança também vai receber vários incrementos com os avanços em inteligência artificial. Vale lembrar que, ao mesmo tempo que temos avanço da tecnologia em segurança, também temos inovações para novos crimes digitais. Um exemplo disso são os ataques de phishing (quando alguém tenta se passar pela empresa para capturar dados). 

Ainda dentro de transações digitais, existe muito dinheiro circulando em criptos de todos os tipos: moedas, NFTs e DAOs. Com esse volume e atenção, diversos casos de roubos de carteira e acessos a exchanges de cripto já foram identificados e devem aparecer ainda mais, reforçando a necessidade de investimento em bons sistemas de segurança digital. 

  1. Processamento de Linguagem Natural (NLP) 

Imagine ter ferramentas que conseguem resumir seus e-mails, escrever o seu relatório semanal do trabalho ou até mesmo atender seu telefone e tomar o recado quando você estiver ocupado. Estamos caminhando para isso. A inteligência artificial tem ganhado os holofotes nos últimos anos, mas há um nicho específico que deve ganhar destaque em 2022, que é o processamento de linguagem natural, ou NLP na sigla em inglês. 

No último ano, foi possível ver uma pequena prova dos avanços dessa tecnologia com o GPT-3 (um modelo de linguagem que usa aprendizagem profunda para produzir textos semelhantes a um humano). Essa tecnologia permitiu a criação de várias outras ferramentas, como assistentes de programação e até revisores de livros. Em 2022, o foco será o aperfeiçoamento e a facilitação do acesso a essas ferramentas para todo o mundo. 

Os avanços em NLP vão permitir que empresas criem ferramentas automatizadas com uma compreensão da linguagem humana cada vez mais afiada. De forma prática, veremos desde a Alexa entender melhor suas intenções de fala até a automação de várias atividades diárias. 

Marcelo Bissuh, Chief Technology Officer (CTO) da plataforma para investidores TC. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.