Relatório da Emerson Network Power, intitulado Energy Logic, apresenta uma medida universal para o cálculo da eficiência no uso de energia em data centers. Segundo Raphael Garcia, diretor de vendas da empresa para a América Latina, o sistema pode minimizar em até 50% os gastos com os centros de dados. "O estudo mapeia as prioridades de consumo e estabelece 10 iniciativas para reduzir as despesas pela metade".
As atividades da empresa são voltadas para os segmentos financeiros e de telecomunicações, que correspondem a 70% dos seus projetos. Algo bom para a companhia, uma vez que, de acordo com a pesquisa, o consumo de energia nesses setores vem aumentando constantemente. Garcia acredita que os gestores possuem uma necessidade crescente de processamento ao mesmo temo em que precisam diminuir os gastos e por isso as medidas de otimização de data centers devem encontrar espaço no mercado.
O investimento total na infraestrutura sugerida no Energy Logic varia em torno de 7 milhões de dólares e aumenta a eficiência dos data centers em até 3,6 vezes. "Concluímos que a unidade universal de medida ajuda os profissionais no que diz respeito à relação custo e eficiência", afirma Jack Pouchet, diretor de iniciativas para uso de energia da Emerson.
A medida também aponta estratégias gerais sobre a manutenção dos data centers, como substituição rápida das tecnologias de TI, para que as ferramentas obsoletas não interfiram no trabalho, além da virtualização dos dados, para facilitar o gerenciamento e uma arquitetura de alta densidade. As propostas são baseadas em critérios de eficiência voltadas para infraestrutura da rede, em nível de equipamentos de TI para ajudar os compradores em sua decisão e escalabilidade do equipamento para o data center