A campanha "Tweet Your Way to Savings", lançada pela American Express no dia 6 deste mês de março, no Twitter, está sendo considerada um grande sucesso pela empresa e por especialistas de marketing, diante dos números obtidos até agora.
A campanha permite aos portadores de cartões de crédito da marca sincronizar contas com o microblog e obter economias nos gastos em grandes marcas varejistas, como a rede de produtos orgânicos e naturais Whole Foods, a vendedora de produtos eletrônicos Best Buy e a loja de calçados Zappos.
O usuário portador do cartão que providenciar a sincronização só precisa retuitar determinadas hashtags em suas mensagens no microblog. O cliente que tuíta a hashtag "#AmexWholeFoods", por exemplo, ganha automaticamente economia de US$ 20 após gastar US$ 75 ou mais nas lojas da varejista, até abril próximo.
Segundo o site Marketing Vox, a empresa Visibli Social Analytics, que vem rastreando as hashtags da American Express desde que a campanha foi lançada, informou que a ação gerou, até agora, gastos aproximados de US$ 7,2 milhões e descontos de US$ 1,4 milhão. Foram registrados 160.707 tweets, ou aproximadamente 259 tweets por hora.
Segundo analistas, o sucesso da campanha pode dar um forte impulso às aspirações do Twitter em se tornar plataforma de e-commerce. O microblog estaria planejando adicionar este ano grande número de novos recursos em suas páginas de marca, disponíveis atualmente apenas para anunciantes. Tais recursos incluiriam concursos e sorteios, além de comércio eletrônico.