A Sabesp, uma das maiores empresas de saneamento básico do mundo e que beneficia a mais de 27,7 milhões de pessoas com abastecimento de água e mais de 21,4 milhões de pessoas com a coleta de esgotos, por meio da Unidade de Negócio Capivari/Jundiaí – RJ, em Itatiba, São Paulo, elaborou um processo licitatório que teve tendo como vencedora a empresa Nalbatech, com a finalidade de implementar um novo sistema centralizado de monitoramento e controle da telemetria e telemedição (hidrometria) nos municípios sob sua concessão no interior de São Paulo, e que poderá servir de piloto para as demais unidades da empresa.
O projeto integra a estratégia da Sabesp para a construção de um modelo de gestão e operação centradas nos conceitos da Saneamento 4.0 (baseados na Indústria 4.0 e IoT – Internet das Coisas) -, que visa a entrega de melhores serviços à população por meio de novas tecnologias e dispositivos digitais.
A Unidade de Negócio Capivari/Jundiaí – RJ atende a 13 municípios que integram a bacia hidrográfica Piracicaba/Capivari/Jundiaí, beneficiando uma população de mais de 800 mil moradores. Para realizar o tratamento dos dados coletados, a Nalbatech implementou a plataforma Elliot Cloud, com a capacidade de gestão de todos os dados provenientes dos sensores conectados aos dispositivos de medição de consumo no município de Morungaba e demais dados originários dos equipamentos utilizados na operação dos sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos dos municípios atendidos
A tarefa da Nalbatech é qualificar a análise de dados coletados no sistema para garantir a tomada de decisões corretas relativas à Unidade, reduzindo e controlando a intervenção humana nas ocorrências de manutenção dos equipamentos e garantir a entrega da água em todo o sistema. A coleta de dados acontece a partir da medição da vazão da água, volume e pressão, turbidez, quantidade de cloro, flúor, insumos para tratamento, entre outros itens.
Os dados são transmitidos pelos sensores para a plataforma Elliot Cloud por meio de uma rede Sigfox, também implementada pela Nalbatech, oferecendo aos gestores da Sabesp a capacidade de acompanhar o ciclo de vida de todos os processos que envolvem o tratamento e abastecimento. Os dados são apresentados por meio de relatórios, gráficos online e envio de alarmes por e-mail e via aplicativos de comunicação unificada corporativa, auxiliando na execução de suas tarefas.
Cada dispositivo de IoT fornece informações sobre o consumo (hidrometria) na linha do tempo de cada cliente, registrando a quantidade e o momento exato de consumo. Qualquer problema na rede que possa afetar este consumo é alertado aos operadores, que podem ver na tela a ocorrência e adotar as medidas adequadas e possíveis vistorias in loco.
O objetivo do projeto piloto é facilitar a visão de todo o sistema em operação e não apenas isoladamente. A integração dos dados permite às equipes de cada unidade de campo atender a uma ocorrência imediatamente, sem a necessidade de contactar a Unidade para verificar se um agente verificou ou não um problema, tendo uma ação proativa minimizando problemas no abastecimento e reclamação dos clientes.
"Como a implantação do novo sistema pela Nalbatech temos uma visão 360 graus de todos os processos operacionais e nos permite uma atuação mais inteligente e eficaz, gerando melhor planejamento, ganhos de produtividade, redução de manutenções e melhoria da qualidade na execução do serviço com menor custo", revela Daniel Bocalão Júnior, engenheiro responsável pelo projeto e implantação na SABESP.
Inteligência Artificial aplicada em Internet das Coisas garante os melhores resultados
A tomada de decisões é facilitada pela aplicação de Inteligência Artificial no processo de coleta de dados utilizando-se de regras de negócios implantadas na solução da Nalbatech, que permite a correlação de eventos originados na cadeia produtiva do processo de tratamento de água e esgoto, como exemplo: dados originados da captação de água bruta, o processo automatizado de tratamento, a reservação, e distribuição, os elementos de rede e o cliente. Os eventos que fogem dos parâmetros estabelecidos são rigorosamente verificados pelas equipes de campo.
"O setor de saneamento já não tem mais o mesmo modelo de antes e as soluções de IoT já fazem parte desta realidade. A inovação é necessária para permitir o controle da operação de Saneamento 4.0 e apontar indicadores fundamentais para acompanhamento do sistema com mais precisão", comenta Neiton Santos Fernandes, gerente da Divisão de Serviços do Capivari/Jundiaí. "Se em uma residência, o cliente tem consumo elevado em determinado espaço de tempo e quando deveria ser zero (madrugada), o sistema emite uma alerta para que a situação seja analisada e tomada uma providência. Se, por exemplo, o consumo deveria ser zero naquele momento e os sensores captam elevado consumo, pode estar ocorrendo um vazamento e uma intervenção deverá ser tomada", acrescenta o executivo.
O próximo passo, em um futuro próximo, será disponibilizar acesso ao cliente na solução para que possa acompanhar através de um smartphone a medição de consumo de sua residência ou empresa podendo atuar de maneira rápida no controle de desperdício e fazer o uso racional e eficaz da água.
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