CPQD lança solução de identidade digital fornecida no modelo SaaS

0

O CPQD está lançando uma solução de identidade digital descentralizada, baseada em tecnologia blockchain, desenvolvida com o objetivo de dar mais segurança à autenticação de pessoas, empresas e também de coisas. Batizada de CPQD iD, a solução é fornecida no modelo de plataforma de software como serviço (SaaS).

Fernando Marino, responsável técnico por produtos Blockchain do CPQD, explica que a plataforma CPQD iD funciona como um serviço para a criação, verificação, assinatura digital e customização de identidade digital descentralizada para pessoas, organizações, ativos e coisas. "O objetivo é proporcionar uma identidade reutilizável, segura, sem senhas e aderente à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)", enfatiza Marino.

Entre os recursos do CPQD iD, destacam-se a possibilidade de reuso da identidade e registros, o armazenamento de múltiplas credenciais para diferentes serviços de empresas ou entidades distintas, a autenticação segura e sem senhas, a carteira digital para dispositivos móveis e a interoperabilidade com sistemas existentes – o que torna possível a utilização dessa identidade por grande parte dos sistemas digitais.

A nova solução também está sendo usada em um piloto interno, envolvendo os colaboradores do próprio CPQD. O objetivo é avaliar o uso do CPQD iD em larga escala e em ambiente real, fornecendo insumos para melhoria do produto. Para participar do teste, o colaborador instala o aplicativo em seu smartphone e faz um cadastro, fornecendo uma foto do RG ou CNH e uma selfie. Durante o piloto, essa identidade digital vem sendo utilizada para acessar sistemas corporativos do CPQD, substituindo o login e senha usados normalmente.

Além disso, o CPQD iD será utilizado no caso de uso a ser desenvolvido pelo Mercado Bitcoin, em parceria com o CPQD, Bitrust e ClearSale, na edição especial do LIFT (Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas) que tem como objetivo avaliar aplicações de uma criptomoeda nacional, emitida pelo Banco Central – o LIFT Challenge Real Digital. A proposta do Mercado Bitcoin foi uma das nove selecionadas, entre 47 apresentadas por empresas de vários países, para participar desse desafio que começa neste mês de março.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.