A partir de julho de 2015, todos os smartphones vendidos no varejo dos EUA virão com um serviço gratuito ativado para bloquear e apagar remotamente seu conteúdo em caso de perda ou roubo. A medida está descrita em um documento chamado "Compromisso voluntário contra o roubo de smartphones", elaborado pela CTIA, associação norte-americana da indústria de telecomunicações, e assinado pelas seguintes empresas: Apple, Asurion, AT&T, Google, HTC, Huawei, Microsoft, Motorola, Nokia, Samsung, Sprint, T-Mobile e Verizon. Ou seja: a maioria dos principais operadoras, fabricantes e fornecedores de sistemas operacionais que atuam naquele país. Não há nenhuma garantia de que tal iniciativa conjunta será transposta para outros mercados, mas vale lembrar que algumas dessas empresas, como Apple e Google, já oferecem esses serviços de graça em seus sistemas operacionais.
Os signatários do documento concordam em oferecer quatro serviços específicos gratuitamente aos usuários de smartphones: 1) a possibilidade de apagar remotamente todo o conteúdo pessoal (fotos, contatos, mensagens etc., tudo o que tiver sido gravado depois da compra do aparelho); 2) bloqueio remoto do uso do aparelho, sendo destravado apenas com a inclusão de uma senha, a não ser para chamadas de emergência; 3) Impedir a restauração para a configuração de fábrica sem a autorização do dono; 4) reverter o bloqueio e recuperar o conteúdo apagado (por meio de backup na nuvem) "até o limite factível".
A inclusão desse termo "até o limite factível" permite que não necessariamente todo o conteúdo precisa ter sido guardado de graça na nuvem para ser recuperado depois. Faz sentido, haja vista que alguns smartphones têm dezenas de GB de memória interna e o armazenamento na nuvem hoje raramente é gratuito acima de 10 GB.