No primeiro dia das conferências Sapphire Now da SAP e ASUG, associação dos usuários da SAP, que acontece até quarta-feira, 18, em Orlando, nos Estados Unidos, a Neoris anunciou que irá investir nos países emergentes, incluindo o Brasil, ao mesmo tempo em que foi elevada ao primeiro nível de consultorias globais da multinacional alemã.
Segundo o CEO global da empresa, Claudio Muruzabal, a Neoris terá mais agilidade para levar práticas inovadoras aos clientes, maior quantidade de profissionais e um maior alinhamento na abordagem de mercado e melhores opções de preços. No Brasil, a estratégia será trabalhar com as universidades na formação de especialistas, principalmente explorando o interior do país, onde os alunos não têm muitas oportunidades de trabalho depois de formados. Isso aconteceu no México e na Argentina, explicou Muruzabal. Ele citou ainda, que a empresa tem a política de "full employment" e diversidade de talentos na consultoria.
Frederico Vilhena Vilar, diretor geral da Neoris no Brasil, disse estar em entendimentos com a FGV de São Paulo para incluir disciplinas sobre o software na grade curricular, como já está acontecendo com as Faculdades Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. "Nos próximos dois meses a criação de um novo centro deverá ser anunciado", afirmou.
Sem revelar números, disse que nos últimos 18 meses a operação brasileira da Neoris quadruplicou de tamanho, passando a contar com 600 empregados, e conquistou 35 novos clientes. No mundo, ela tem 3,5 mil funcionários e 20 escritórios em 12 países e é subsidiária integral da Cemex mexicana, que fez o start-up de sua área de tecnologia no ano de 2.000.
Vilar cita ainda que a inclusão da empresa como parceira "tier 1" da SAP permite mais foco em soluções e tecnologia como, por exemplo, mobilidade, onde estão treinando profissionais em software da Sybase, adquirida pela SAP no ano passado, área que já conquistou a Parapanema como cliente, para o fornecimento da ferramenta MII – Manufacturing Information Integration que conecta informações de chão de fábrica com dispositivos moveis, da qual é a única consultoria especializada.
Além dos mercados de telecomunicações, utilities e bancos, a empresa também esta investindo no agronegócio, principalmente em empresas localizadas no interior do país, e na área de saúde com soluções de "mobile health", já que segundo ela os grandes hospitais contam com SAP rodando no back office.
*O jornalista viajou a Orlando a convite da SAP Brasil.
- Estratégia