SKY reduz mais de 50% dos custos de infraestrutura fornecida pela Avaya

0

Com o objetivo de manter os próximos passos da transformação digital e estar nivelada ao mercado, a SKY, uma das maiores operadoras de TV por assinatura via satélite do Brasil, decidiu realizar a migração de seu sistema de telefonia para tecnologia SIP (do inglês "Session Initiation Protocol").

Para isso, a companhia teve o apoio da Avaya, líder mundial em soluções para melhorar e simplificar as comunicações e colaboração, que implantou e revitalizou toda a ferramenta com a Avaya Experience Platform, reduzindo mais de 50% dos custos de infraestrutura da operadora para chamadas e Unidade de Resposta Audível (URA).

Devido ao seu crescimento em território nacional, a SKY direcionou os investimentos recorrentes em tecnologia e inovação para projetos e iniciativas diferentes, muitas vezes operados por áreas diversas e com vários objetivos.

Isso fez com que a operadora tivesse uma estrutura descentralizada e muitos fornecedores para atender a uma mesma frente, o que dificultava o gerenciamento e acesso total a todas as documentações de regras, detalhes e mapeamentos realizados. Por essa razão, a empresa buscou uma tecnologia que reparasse esse problema, oferecesse controle sobre o roteamento, capacitação às equipes responsáveis e eliminasse custos com infraestrutura física.

"A Avaya Experience Platform foi a solução escolhida porque atendia a todos os requisitos da SKY. Na primeira etapa do projeto, implantamos a tecnologia para atender toda a área de vice-presidência de clientes e comercial, além das áreas de SAC, Suporte, Cobrança, Retenção, Ouvidoria e Implantação", explica Andréa Cézar, gerente executiva de infraestrutura e canais digitais da SKY.

Na primeira fase, as soluções da Avaya atingiram os três objetivos macro esperados pela SKY: flexibilidade do roteamento, possibilitando que a operadora passasse a ter domínio de qual EPS (do inglês "Edge Proxy Server") atenderia às demandas sazonais e contratuais; roteamento assertivo, ou seja, acompanhamento e gestão das decisões estratégicas da companhia garantindo a entrega das chamadas; bem como um novo modelo de roteamento, que permitiu dinamismo na escolha das métricas de distribuição das ligações, garantindo a relevância de outras características de negócio.

Após a adoção da primeira tecnologia da Avaya, foi iniciada a "fase dois" do projeto, que consistiu na migração das URAs — desenvolvimento técnico e expertise de jornada — para que o motor de roteamento de chamadas encaminhasse o contato para a fila correta, de acordo com as regras estabelecidas e o perfil do cliente. Para essa etapa, a plataforma de URA Avaya Aura Experience Portal foi implementada e revitalizada. No total, foram 11 URAs migradas, cada uma com seus caminhos, menus e revisões necessárias para uma adequação e aderência maior ao cenário atual da SKY.

"Em seis meses, foi possível concluir o projeto e vencer os obstáculos que surgiram no caminho, como a pandemia e as adequações à LGPD", menciona Luciano di Giorgio, líder de projetos na Betta Global Partner.

Segundo Alexandre Ribas, gerente sênior de Serviços & Infraestrutura da SKY, outro desafio foi a integração das soluções da Avaya com a nuvem da Oracle, mas a equipe de implementação conseguiu superar com eficiência. "Nós já trabalhávamos com a nuvem da Oracle e com o sistema de call center da Avaya. Quando surgiu a possibilidade de fazer a integração entre essas duas empresas, ficamos bastante entusiasmados. Com o auxílio da Betta, parceira da Avaya, essa união aconteceu sem causar nenhum impacto para a operação e de forma totalmente transparente. Estamos muito felizes com o resultado", ressalta Ribas.

Além da Betta, um dos maiores integradores Avaya do país, o projeto também contou com o suporte da Noovi, especialista em Customer Experience (CX) e Jornada do Cliente, que foi responsável pela consultoria de migração da URA e revitalização da Jornada do Cliente.

"Agora, a operadora de TV conquistou maior agilidade e flexibilidade no seu dia a dia, com os processos acontecendo 40% mais rápido e o número de incidentes reduzidos em 60%. Além de permitir uma maior autonomia para a área de negócios criar regras de experiência do cliente", finaliza Daniel Nogueira, gerente do centro tático da SKY.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.