A gigante Tata Consultancy Services (TCS), braço de TI do grupo indiano Tata, anunciou nesta quarta-feira (16/7) os resultados do primeiro trimestre do ano fiscal de 2008, encerrado em 30 de junho. O faturamento da empresa alcançou US$ 1,5 bilhão, o que corresponde a um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano fiscal anterior.
No trimestre, a companhia conquistou 35 novos clientes para sua carteira global e recrutou 8.982 profissionais. O lucro no período foi de US$ 296 milhões, uma aumento de 2% em relação a 2007, ou US$ 3 por ação. A empresa informou ainda que dispõe de US$ 1 bilhão em caixa e investimentos líquidos.
Os segmentos de negócios que mais contribuíram para o crescimento no período foram manufatura, saúde e varejo, de acordo com o informe de resultados. Segundo N. Chandrasekaran, diretor global de operações da TCS, "a diversificação de negócios, produtos e clientes mantêm a TCS em boa posição dentro do mercado, traçando perspectivas favoráveis para os próximos trimestres".
"Conseguimos superar os desafios do cenário macroeconômico e impulsionar o crescimento de nossos negócios de forma sustentada, lidando com condições operacionais e gestão de custos", afirma S.Ramadorai, CEO da companhia.
No Brasil, a empresa consolidou as operações em São Paulo, no Centro de Desenvolvimento em Barueri, que tem capacidade para mil pessoas, e trouxe alguns especialistas da Índia que estão auxiliando na capacitação de novos profissionais, em conformidade com o modelo global de serviços da matriz. "No trimestre, a empresa também atingiu taxas significativas de crescimento na operação brasileira. Para o próximo ano fiscal, que vai até março de 2009, a expectativa é elevar em 40% nossa receita", afirma Cesar Castelli, presidente da TCS no Brasil.