A Central Nacional Unimed (CNU), operadora nacional de planos de saúde empresariais do Sistema Unimed (formado por 371 cooperativas) e a sexta maior operadora do Brasil com quase 1,2 milhão de beneficiários, investiu cerca de R$ 1 milhão em um projeto de gestão de processos de negócios, com o objetivo de aumentar a produtividade da área operacional e reduzir custos.
Desenvolvido e implementado pela CPM Braxis Capgemini, parceira de negócios da IBM Brasil, o novo sistema proporcionou expressiva diminuição no uso de papel, reduziu as despesas administrativas e agilizou os processos de análise de contas médicas.
Dentre os principais resultados obtidos, estima-se um aumento de 20% da produtividade da equipe, além da redução de papel, fotocópias e custos com correio. Houve também uma diminuição significativa no número de caixas e documentos espalhados pela área, o que aumentou o espaço físico e, consequentemente, o fluxo operacional da equipe. A proposta envolveu a implementação de uma solução composta pelo FileNET da IBM – que inclui o módulo de Business Activity Monitoring – e 152 licenças de usuários para utilização dos produtos. "Nosso foco era implantar uma solução tecnológica que automatizasse o processamento das contas médicas com a análise de auditoria médica e enfermagem, tudo integrado ao nosso sistema de gestão. Isso foi possível com a adoção dessas soluções", explica Mohamad Akl, presidente da Central Nacional Unimed.
“Antes do projeto, as guias de internação e documentos eram manuseados pelos analistas, auditores médicos e enfermeiros, o que gerava retrabalho, perda de tempo e trânsito desnecessário de papéis. Agora temos uma produtividade maior, com mais tempo dedicado à análise efetiva dos documentos, além de mais segurança, menos riscos de acidentes e doenças ocupacionais”, explica Rodolfo Pinto Machado de Araújo, diretor Administrativo e Financeiro da CNU. Também houve redução dos gastos com papel sulfite, tonner e expedição. Estima-se que cerca de 2,5 milhões de folhas de papel serão economizadas em decorrência da utilização da ferramenta. O FileNet permite, ainda, o gerenciamento de conteúdo e processos, fazendo com que todos os setores envolvidos estejam em conformidade, otimizando o fluxo de informações. É possível capturar e distribuir simultaneamente informações de forma eficiente e segura, de acordo com as necessidades específicas dos processos de negócios da Central Nacional Unimed.
Já por meio do módulo de Business Activity Monitoring é possível obter visibilidade em tempo real dos principais indicadores de desempenho da companhia. Os painéis interativos transmitem análises e alertas de forma ágil, permitindo redução do tempo de resposta às alterações das condições de negócios. "Eliminamos os gargalos existentes entre as áreas envolvidas nestes processos, otimizando o trâmite de análises e disponibilizando os documentos armazenados em repositório de conteúdo aos nossos clientes e demais unidades", explica Kamil Hussein Fares, diretor-adjunto e profissional responsável pelo departamento de TI da operadora.
A CPM Braxis Capgemini foi o integrador completo, responsável por todos componentes da solução, desde o fornecimento das licenças de software, até a implementação e sustentação da solução nos processos de negócios do cliente, incluindo os serviços de customização e suporte técnico, minimizando, assim, os riscos para atingir os resultados esperados do projeto. A empresa tem experiência de 15 anos na oferta de soluções de BPM (gestão de processos de negócios) e ECM (gestão de conteúdo) para bancos, seguradoras e operadoras de saúde.
“Por meio de nossa parceria com a IBM Brasil, optamos pela solução FileNET que melhor atenderia os objetivos de negócios da Central Nacional Unimed. Neste projeto, a estratégia sólida para a evolução do ambiente tecnológico foi fundamental para alcançar a automação e padronização de processos, racionalização de recursos e disponibilização das melhores práticas. Entre os benefícios, podemos destacar ainda a redução de custos envolvidos em manuseio de documentos, incluindo mão de obra, e a melhoria de controles para auditorias” afirma Jenner Marques, vice-presidente de Vendas para Manufatura, Bens de Consumo e Varejo da CPM Braxis Capgemini.