Oferecer a melhor experiência possível de computação em nuvem é o objetivo da Vertical Cloud Computing da Acate (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia).
O plano é consolidar um grupo de empresas inovadoras para discutir ideias, trocar experiências e desenvolver sinergia de produtos e serviços para oferecer ao mercado.
Para Adilson Silveira, o diretor da Vertical, que foi estrutura em abril deste ano, a força deste polo de empresas deve colocá-las em evidência, fortalecendo suas marcas e gerando oportunidades que talvez não identificassem sozinhas.
Uma das primeiras iniciativas da Vertical acontecerá na quarta-feira, 17, na sede da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif). Trata-se de uma palestra gratuita que irá apresentar exemplos práticos do uso e dos benefícios da computação em nuvem.
"Queremos mostrar que em Florianópolis existe tecnologia inovadora e acessível às empresas de qualquer porte para aumentar resultados e facilitar processos", destaca Silveira.
Santa Catarina já é conhecida como um dos principais polos de software do Brasil, com destaque para Florianópolis, Joinville e Blumenau. São empresas inovadoras e a grande maioria de pequeno porte.
Segundo Silveira, a Acate, como maior associação do gênero, materializa esta força. "Esta nova Vertical pretende criar mais um laço de integração e interação entre estas empresas, para que possam encurtar o caminho para o sucesso e, consequentemente, ajudar a elevar o reconhecimento deste setor catarinense dentro e fora do Brasil", destaca.
Para aderir à Vertical Cloud Computing, basta que a empresa associada ofereça ou deseje oferecer serviços alinhados ao modelo de TI Cloud Computing, software, plataforma ou infraestrutura.
"Além disso, as empresas devem ter interesse em colaborar com a proposta de cooperativismo, presente no modelo de Verticais desenvolvido pela nossa Associação", reforça Silveira.
A definição do planejamento estratégico foi uma das primeiras ações planejadas pela Vertical. "Estamos criando comitês de trabalho para aglutinarmos interesses e alcançarmos maior eficiência nas ações", explica.
As Verticais de Negócios da Acate foram criadas para aproximar empresas que atuam em mercados semelhantes e complementares, com o intuito de estimular o networking, cooperação e iniciativas conjuntas e ainda atender, de forma estruturada, as demandas de seus associados.
Atualmente, a Acate conta com 12 grupos em funcionamento: agronegócios, cloud computing, educação, energia, games, governo, manufatura, saúde, segurança, sustentabilidade, telecomunicações e têxtil.