O Bradesco e a Xerox iniciaram uma jornada para aprimorar o processo de recepção e pagamento de notas fiscais, com a integração de sistemas e o envolvimento de 60 departamentos, além da área de Contas a Pagar.
No formato anterior, os departamentos recebiam, analisavam e validavam os documentos, que levavam até 10 dias para serem recebidos pela área de contas a pagar, para, a partir do documento físico, iniciar o fluxo de avaliação fiscal, retenção de impostos e pagamento. Agora, com a esteira eletrônica, todo o processo é digital, eliminando o translado entre áreas e risco de extravio do documento.
No total, o ciclo levava em média 20 dias, com elevado custo de processamento e armazenamento, grande trabalho operacional e maior exposição a riscos, além do significativo consumo de papel – se empilhadas, as notas físicas de um ano equivaleriam a uma torre de 48 metros ou 16 andares. Atualmente, todo este processo de validação dos documentos em bases públicas, conferência de impostos e disponibilização para pagamento é realizado em apenas um dia.
A Xerox e o Bradesco identificaram melhorias importantes a partir da implantação de uma esteira digital, que absorveu na primeira fase mais de 240 mil pagamentos/ano.
Com a implantação da segunda fase, serão processados automaticamente 420 mil pagamentos por ano, potencializando os benefícios já verificados, tais como integração com a esteira de compras (aprovação, gestão e monitoramento); rRedução no consumo de papel – 420mil documentos/ano, sem contar anexos, o que pode dobrar esta quantidade; validação automática dos documentos junto aos Órgãos Reguladores, entre outros.