A Ativas, empresa de tecnologia da informação (TI) do Grupo Asamar e da CEMIGTelecom, participou da migração, da Itália para o Brasil, do sistema SAP de missão crítica da Taesa, atual denominação da Terna Participações, grupo de transmissão de energia elétrica.
A Ativas desenvolveu toda a infraestrutura para a migração de quatro ambientes SAP, incluindo servidores, storage, backup, acesso e segurança, "Fizemos todo o processo de implementação, instalação de aplicações, validação com o cliente e liberação do ambiente para entrada de operação", explica o arquiteto de Soluções da Ativas, Nelmo Aquino. Segundo ele, a empresa estabeleceu o ambiente completo para disponibilizar a aplicação SAP no Brasil.
"Os usuários tiveram apenas duas horas de interrupção de trabalho, num contexto de um site que saiu da Itália e foi migrado para o Brasil. É um nível de interrupção que qualquer empresa gostaria de ter como meta", destaca o gerente de Sistemas Corporativos de TI da Cemig, João Luiz Silva Barbosa. Segundo ele, o processo de migração foi feito em parceria entre Cemig, Ativas, Terna Itália e Terna Brasil. "Este case é referência", destaca o executivo.
"Os times da Ativas e Taesa trabalharam como se fossem apenas um, com um grande desafio: a migração de uma missão crítica em apenas 15 dias, desde a disponibilização do ambiente e a produção após a migração. Este trabalho conjunto foi o principal diferencial para o sucesso", avalia Barbosa.
- Gestão