SOA é uma plataforma conceitual, que permite implementação gradativa para reorganizar departamentos, facilitar a rotina de busca, definir e gerenciar serviços disponibilizados para a criação de processos, pode ser iniciada pelas áreas que mais precisam de inovação e permite a utilização de plataformas que já existem no sistema.
"Atualmente 20% a 30% dos bancos brasileiros já estão maduros o suficiente para implantar a SOA, Arquitetura Orientada a Serviços, em seus sistemas e é apenas uma questão de médio prazo para que as instituições percebam a importância desta ferramenta na viabilização de seus negócios", afirma Manuel Carlos Alcoba, sócio responsável pela Unidade de Tecnologia Mundial da everis consultoria.
De acordo com Alcoba, todas as operações podem ser visualizadas e o resultado final é fazer com que a área funcional fique mais próxima da área técnica permitindo um melhor relacionamento entre ambas. Um exemplo prático seria o aumento das operações bancárias via internet ou o mobile banking, que já é utilizado em alta escala nos EUA.
Entre projetos e implantações da SOA, a everis já se estabeleceu nos mercados da Europa, porém no Brasil ainda encontra desafios como a organização dos bancos que é feita por canais e não por processos."Esta é certamente uma mudança importante já que os projetos nessa linha seguem por desenvolvimento orientado diferente", diz o executivo. "Os bancos que inovaram a arquitetura não fizeram isso do dia para a noite, tiveram um tempo necessário, é difícil trocar a arquitetura, mas como estamos falando em flexibilidade é possível fazer a mudança por módulos e esse é um dos principais diferenciais".
Uma das grandes ofertas da plataforma é a liberação das áreas de negócio das restrições das áreas de Tecnologia e para os clientes finais o acesso a produtos mais adaptados para sua necessidade e realidade, como por exemplo, os serviços por celular ou internet, que tornam-se mais fáceis de prover e gerir.
"Com foco em resultados para o próximo ano fiscal, a partir de agosto a everis inicia seus projetos no Brasil. Temos experiência e conhecimento profundo da metodologia e sabemos que a implantação da SOA requer uma forte mudança cultural, especialmente nas áreas de TI. Para isso teremos que analisar, entre outros desafios, o modelo de difusão de inovações do mercado brasileiro e seguir com nossa oferta de trabalho", finaliza Alcoba.
- Organização