Cisco alerta sobre vulnerabilidades em roteadores VPN para pequenas e médias empresas

0

A Cisco lançou vários alertas de segurança em relação a múltiplas vulnerabilidades em uma linha de roteadores. Tratam-se dos equipamentos RV340, RV340W, RV345 e RV345P, que apresentaram falhas que permitem um ataque remoto. De acordo com a consultoria de segurança Tenable Brasil, essas plataformas são usadas por pequenas e médias empresas (PMEs), sendo bastante oferecidas em conjunto com planos de Internet de operadoras.

A mais crítica das duas falhas, CVE-2021-1609, poderia permitir que um atacante remoto, não autenticado, enviasse um pedido HTTP especialmente criado para um dispositivo vulnerável. A intenção é executar um código arbitrário ou forçar uma recarga do dispositivo vulnerável, causando uma negação de serviço (ataque DDoS).

No Brasil, é comum utilizar roteadores como o da Cisco para oferecer acesso remoto seguro, através da Internet, aos profissionais de PMEs, afirma a Tenable. A exposição insegura à Internet desses elementos traz riscos muitas vezes desconhecidos pelos gestores, que ainda não contam com políticas, tecnologia e pessoas para lidar com esses desafios.

A Tenable destaca que a interface de gerenciamento da web é acessível localmente por padrão nestes dispositivos da Cisco e não pode ser desativada. Da mesma forma, não está habilitada para gerenciamento remoto por padrão. Entretanto, com base nas consultas via BinaryEdge, a consultoria confirmou que existem pelo menos 8,8 mil dispositivos acessíveis remotamente.

Embora nenhuma exploração de prova de conceito para estas falhas esteja atualmente disponível, a Tenable destaca o histórico dos cibercriminosos, que favorecem as vulnerabilidades em dispositivos VPN como Pulse Secure, Citrix e Fortinet.

A recomendação para as empresas que usam estes roteadores VPN Cisco Small Business e que podem ter exposto sua interface de gerenciamento é baixar a aplicação de patches em seus dispositivos. Caso a aplicação desses patches não seja viável neste momento, desativar a opção de gerenciamento remoto nestes dispositivos mitigará as falhas até que os patches possam ser aplicados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.