O futuro dos negócios está criptografado

0

Não é de hoje que ouvimos falar que o blockchain é uma tecnologia que veio para revolucionar o setor. No entanto, por ser frequentemente associado ao bitcoin, ainda existe muita confusão em torno do que realmente é e tudo o que pode oferecer em diversas áreas. Para ficar claro, os dois termos não são sinônimos: blockchain é o que viabilizou a criação do bitcoin e de outras moedas digitais.

Isso porque o blockchain, como diz a tradução literal, é uma "cadeia de blocos", nesse caso, uma cadeia de dados criptografados e rastreáveis. Na prática, as informações são "carimbadas" e indissociáveis umas das outras, ou seja, a transmissão dos dados é feita de forma mais segura. Atualmente, muitas empresas enfrentam problemas por não terem rastreabilidade nos dados de seus clientes.

Por isso, outra questão importante a ser destacada é em relação à quem tem a posse dessas informações hoje em dia. Grandes companhias, por exemplo, possuem gigantescos bancos de dados e analytics, sejam eles gerados internamente ou sejam de terceiros, como os de pessoas físicas. Neste contexto, a corrida pelo registro desses dados no blockchain começou e as empresas que não os registrarem em curto prazo ficarão para trás perante os seus concorrentes no direito de uso.

Outro ponto é a Lei Geral De Proteção de Dados (LGPD). Apesar das discussões sobre a compatibilidade entre blockchain e LGPD que existem no setor, é interessante perceber a possibilidade de parceria entre ambos. Enquanto a lei defende os direitos do titular dos dados pessoais, o blockchain pode oferecer até mesmo um retorno financeiro para as pessoas físicas. A tecnologia para criptografar e rastrear os dados já existe, a corrida agora está no padrão de cada segmento.

Na prática, funcionaria assim: se um dado pessoal receber o token do blockchain e for comercializado, todas as partes envolvidas recebem uma porcentagem do valor. Isso é, todas as empresas envolvidas até chegar no dono da informação. É possível, inclusive, que muitos modelos de negócio nasçam a partir disso, já que as grandes corporações de tecnologia terão que se reinventar e, quem sabe, até se tornarem marketplaces de dados.

Para as empresas, entre as vantagens de utilizar o blockchain está, em primeiro lugar, a possibilidade de registrar seus dados e garantir a veracidade. Em segundo, realizar a troca de dados com vários potenciais compradores de forma legal com a certeza de que são verdadeiros e únicos. Por ter uma estrutura aberta, controlada e disponível a todos os vinculados, os dados podem ser compartilhados entre as companhias e têm potencial para o surgimento de troca de dados de forma segura e transparente.

O fato é que ainda existem muitas dúvidas em relação ao funcionamento dessa tecnologia, mas ignorar o potencial existente é negar o futuro dos negócios. Para se ter uma ideia da relevância do assunto, o relatório mais recente da IDC, fornecedora de inteligência de mercado, mostra que as soluções de blockchain este ano terão um aumento de mais de 50% em relação a 2020. Ainda segundo o Guia Worldwide Blockchain, os gastos com a tecnologia aumentarão até 2024, com uma taxa de crescimento anual composta de cinco anos (CAGR) de 48,0%. Como as transações comerciais dependem cada dia mais de inovações, fica claro que quem souber aproveitar as oportunidades estará mais preparado para o que vem por aí.

Pascoal Baldasso, CEO da ADTsys.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.