Nubeliu desenvolve soluções para potencializar a adoção de cloud computing

0
0

A Nubeliu, desenvolvedora de soluções e prestadora de serviços que potencializam a adoção de cloud computing, baseadas na plataforma de código aberto Openstack, foi selecionada pelo Banco Itaú e pela Redpoint a fazer parte do projeto Cubo. Concebida em 2014, por Rodrigo Benzaquen e Richard Hager (ex-executivos do site de comércio eletrônico Mercado Livre), a Nubeliu nasce com o objetivo de ser a empresa mais especializada em plataforma Openstack. Com essa visão, oferece serviços e soluções em software que facilitam e ''democratizam'' o uso da tecnologia de cloud computing, privada e híbrida.

"A adoção de nuvem privada ou pública com a plataforma livre OpenStack é de até 70% mais barata em comparação às soluções convencionais e proprietárias do mercado e o projeto de cloud é executado 400 vezes mais rápido do que os projetos com múltiplas tecnologias de virtualização", aponta o COO e cofundador da empresa, Richard Hager.

De início, a Nubeliu recebeu aportes dos fundos KaSZeK Ventures, da Storm Ventures e de Marcos Galperin, fundador e CEO do MercadoLivre. De acordo com seus fundadores, a empresa pretende receber novos investimentos e continuar com o desenvolvimento de melhorias e aperfeiçoamentos do sistema OpenStack, bem como expandir sua equipe – hoje composta por 20 pessoas (14 na Argentina e 6 no Brasil) – para aumentar sua capacidade de cobertura e atendimento.

De acordo com Hager, responsável pela operação no Brasil, a Nubeliu se posiciona como prestadora de serviços para companhias de médio e grande portes (com mais de 50 servidores) ou que gastam mais de 30 mil dólares mensais com plataformas de hospedagem públicas, como Amazon, Azure e Google, buscando flexibilidade, escala e eficiência na sua infraestrutura de TI. "Prestamos serviços de consultoria, gestão, suporte, monitoramento de ambientes de TI apoiados na plataforma OpenStack e licenciamento das nossas ferramentas, que pode estar tanto hospedada no data center interno como também fora da empresa", afirma.

O portfólio da Nubeliu hoje é formado por três produtos principais: Instalador (Ten Tails); Dashboard (Rocket); e Billing (módulo de cobrança do Rocket). "Existe um amplo pipeline e novos produtos estão a caminho", antecipa Hager.

Embora ainda seja considerada startup, a Nubeliu já reúne projetos de sucesso executados na operadora de telecomunicações Oi e na fabricante de software de gestão empresarial Totvs. Em ambos os casos, foram utilizadas a solução Ten Tails para implementação de cloud privada com OpenStack. Ainda num período anterior, enquanto os fundadores da Nubeliu trabalhavam no Mercado Livre, eles em conjunto com a atual equipe da Nubeliu, foram responsáveis por um dos maiores projetos de OpenStack do mundo, que englobou a operação de uma infraestrutura de cloud privada com mais de 16 mil servidores virtuais e 3 mil servidores físicos.

Para o CEO e fundador da empresa, Rodrigo Benzaquen, existe grande demanda para esse tipo de serviço especializado no Brasil e demais países da América Latina. "Desenvolvemos a Nubeliu pensando nas necessidades dos clientes. São empresas que acreditam que a estratégia de cloud privada seja a evolução natural da gestão dos recursos de TI e demandam serviços extremamente especializados e vasto conhecimento na plataforma OpenStack".

Deixe seu comentário