Vendas de impressoras no país caem quase 14% no primeiro semestre

0

As vendas de equipamentos de impressão no Brasil caíram 13,7% no primeiro semestre deste ano, quando foram comercializadas 1,5 milhão de unidades, de acordo com dados da IDC Brasil. Em receitas oriundas de vendas, o mercado movimentou US$ 380,8 milhões, resultado 9,8% inferior a igual período de 2014.

A pesquisa revela, ainda, que a diminuição nas vendas de equipamentos novos atingiu tanto a tecnologia jato de tinta (que atualmente representa 75,3% do total de vendas), como a tecnologia laser (24,7% das vendas). "Os resultados de ambas as tecnologias são altamente influenciados pelos volumes de vendas dos equipamentos de menor porte que, em decorrência de suas especificações técnicas e precificação, são em sua maioria endereçados aos usuários domésticos, profissionais liberais e às pequenas empresas", avalia Diego Silva, analista de mercado da IDC Brasil.

O segmento de serviços de impressão também apresentou resultados negativos no período. Segundo o analista, atualmente é natural que haja, além de um agressivo movimento de corte de custos por parte das empresas públicas e privadas (diminuição dos volumes de impressão), uma paralisação de investimentos no segmento de impressão. "Há poucos novos contratos de grande porte sendo concretizados e os que estão em período de renovação, passam por rigorosas negociações de redução de preços", comenta.

Para este ano, a IDC projeta queda nas vendas de impressoras. O mercado laser deve retrair 12%, enquanto o mercado jato de tinta deve recuar 0,7%, na comparação com o volume de vendas registrado em 2014.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.