Relatório da FTC dos EUA mostra aumento de padrões escuros sofisticados projetados para enganar consumidores

0

A Federal Trade Commission dos EUA divulgou um relatório nesta sexta-feira, 16, mostrando como as empresas estão usando cada vez mais práticas de design sofisticadas conhecidas como "padrões escuros" que podem enganar ou manipular os consumidores para comprar produtos ou serviços ou abrir mão de sua privacidade.

As táticas de padrão sombrio detalhadas no relatório incluem anúncios disfarçados para parecerem conteúdo independente, dificultando o cancelamento de assinaturas ou cobranças, enterrando termos-chave ou taxas inúteis e enganando os consumidores para que compartilhem seus dados.

O relatório destacou os esforços da FTC para combater o uso de padrões escuros no mercado e reiterou o compromisso da agência de agir contra táticas destinadas a enganar e prender os consumidores.

"Nosso relatório mostra como mais e mais empresas estão usando padrões escuros digitais para induzir as pessoas a comprar produtos e fornecer suas informações pessoais", disse Samuel Levine, diretor do Bureau of Consumer Protection da FTC. "Este relatório – e nossos casos – enviam uma mensagem clara de que essas armadilhas não serão toleradas."

Durante anos, varejistas inescrupulosos de mala direta e lojas físicas usaram truques de design e táticas psicológicas, como caixas pré-marcadas, divulgações difíceis de encontrar e ler e políticas de cancelamento confusas, para fazer os consumidores desistirem de dinheiro ou dados. À medida que mais comércio se move on-line, os padrões obscuros cresceram em escala e sofisticação, permitindo que as empresas desenvolvam técnicas analíticas complexas, coletem mais dados pessoais e experimentem padrões obscuros para explorar os mais eficazes. O relatório da equipe , que decorre de um workshop que a FTC realizou em abril de 2021, examinou como os padrões sombrios podem obscurecer, subverter ou prejudicar a escolha e a tomada de decisões do consumidor e podem violar a lei.

O relatório, Bringing Dark Patterns to Light, encontrou padrões escuros usados ??em vários setores e contextos, incluindo comércio eletrônico, banners de consentimento de cookies, aplicativos infantis e vendas de assinaturas. O relatório se concentra em quatro táticas comuns de padrão obscuro:

Consumidores enganados e anúncios diss imulados: essas táticas incluem anúncios projetados para parecerem conteúdo editorial independente; sites de comparação de compras que afirmam ser neutros, mas realmente classificam as empresas com base na remuneração; e cronômetros de contagem regressiva projetados para fazer os consumidores acreditarem que só têm um tempo limitado para comprar um produto ou serviço quando a oferta não é realmente limitada no tempo. Por exemplo, a FTC tomou medidas contra os operadores de um esquema de trabalho em casa por supostamente enviar e-mails não solicitados a consumidores que incluíam linhas "de" que alegavam falsamente que eram provenientes de organizações de notícias como CNN ou Fox News. O corpo desses e-mails incluía links que enviavam os consumidores para outras notícias falsas on-line e, eventualmente, direcionavam os consumidores para sites de vendas que apresentavam os esquemas de trabalho em casa da empresa.

Dificultando o cancelamento de assinaturas ou cobranças: outro padrão obscuro comum envolve enganar alguém para que pague por bens ou serviços sem consentimento. Por exemplo, vendedores de assinatura enganosos podem sobrecarregar os consumidores com pagamentos recorrentes de produtos e serviços que nunca pretenderam comprar ou que não desejam continuar comprando. Por exemplo, em seu caso contra a ABCmouse , a FTC alegou que o site de aprendizado online tornou extremamente difícil cancelar avaliações gratuitas e planos de assinatura, apesar de prometer "Cancelamento fácil". Os consumidores que queriam cancelar suas assinaturas muitas vezes eram forçados a navegar por um caminho de cancelamento difícil de encontrar, longo e confuso no site da empresa e clicar em várias páginas de promoções e links que, quando clicados, direcionavam os consumidores para longe do caminho de cancelamento .

Enterrando termos-chave e taxas inúteis: alguns padrões obscuros operam ocultando ou obscurecendo informações materiais dos consumidores, como ocultar as principais limitações do produto ou serviço em documentos densos de termos de serviço que os consumidores não veem antes da compra. Essa tática também inclui taxas de enterrar lixo. As empresas anunciam apenas parte do preço total de um produto para atrair os consumidores e não mencionam outras cobranças obrigatórias até o final do processo de compra. Em seu caso contra o LendingClub, a FTC alegou que o credor on-line usou recursos visuais proeminentes para prometer falsamente aos solicitantes de empréstimos que eles receberiam um valor de empréstimo específico e pagariam "sem taxas ocultas", mas ocultaram as taxas por trás dos botões de dicas e entre o texto mais proeminente.

Induzir os consumidores a compartilhar dados: esses padrões obscuros geralmente são apresentados como dando aos consumidores opções sobre configurações de privacidade ou compartilhamento de dados, mas são projetados para direcionar intencionalmente os consumidores para a opção que fornece as informações mais pessoais. A FTC alegou que a fabricante de smart TV Vizio ativou as configurações padrão, permitindo que a empresa coletasse e compartilhasse a atividade de visualização dos consumidores com terceiros, fornecendo apenas um breve aviso a alguns consumidores que poderiam ser facilmente perdidos.

Conforme detalhado no relatório, a FTC trabalhou para acompanhar os tipos em evolução de padrões obscuros usados ??no mercado. A Comissão processou empresas por exigir que os usuários naveguem em um labirinto de telas para cancelar assinaturas recorrentes, introduzir produtos indesejados nos carrinhos de compras on-line dos consumidores sem o seu conhecimento e experimentar designs de marketing enganosos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.