Cenário, aliás, que não atinge somente a Apple. Um estudo recente do Gartner projeta que as remessas de tablets em todo o mundo devem crescer 11% neste ano, o que, se confirmado, representará uma retração de 55% em número de unidades na comparação com 2013. Em contrapartida, o instituto de pesquisas estima que os embarques de smartphones vão aumentar 35% neste ano.
Para analista de mercado, o novo lote de iPads pode levar a retomada do crescimento das vendas de tablets pela Apple.
As imagens foram vazadas no guia oficial do seu novo sistema operacional iOS 8, na quarta-feira, 15, e mostravam os dois novos iPads — o iPad 3 Mini e o iPad Air 2.
Linha reformulada
A Apple praticamente reformulou o mercado de tablets, quando há quatro anos introduziu o iPad — o último grande novo produto lançado por Steve Jobs. As vendas iniciais foram bastante fortes, mas a demanda começou a diminuir no ano passado. A receita com o iPad caiu em quatro dos últimos cinco trimestres. No ano passado, a Apple lançou o iPad Air, mais fino, com uma tela de 9,7 polegadas, e acrescentou um display de alta resolução no iPad Mini. Mas isso não alterou significativamente o panorama das vendas do aparelho.
Parte do problema é que os consumidores de iPad não estão substituindo seus tablets com a frequência como que trocam seus smartphones. De acordo com dados da Kantar Worldpanel Comtech, quase 50% dos iPads em uso são o iPad original e o iPad 2 — que foram lançados em 2010 e 2011, respectivamente.
Para incentivar esses consumidores a trocar seus tablets, a Apple estaria preparando um iPad maior, de 12,9 polegadas, com uma tela de alta resolução, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto disseram ao The New York Times. A fabricante havia planejado para iniciar a produção do novo iPad neste ano, mas tem adiado o calendário para dar mais tempo aos fornecedores para atender a demanda.
O iPad maior é parte da estratégia da Apple para posicionar seu tablet como o principal dispositivo de computação no ambiente de trabalho. Em julho, a empresa anunciou uma parceria com a IBM para desenvolver aplicações móveis para diferentes setores. Conforme os termos do acordo, a IBM também irá vender iPhones e iPads para seus clientes corporativos.
Notícia atualizada às 15h32.