As dez empresas do Grupo Eletrobras tiveram seus sistemas de gestão unificados com a implementação do ERP da SAP. Além da economia anual com a redução de licenças de softwares, o grupo obteve uma visão única do negócio, resultando em melhorias na operação e ganhos em eficiência. O projeto, denominado ProERP, foi executado pela Engineering Brasil, companhia global de TI, que executou a implementação em 31 meses, tendo a conclusão da última fase ocorrido em janeiro de 2020.
Ao todo, atuaram no projeto cerca de mil profissionais entre companhia de TI e empresas do Grupo Eletrobras, entre elas Eletrobras, Furnas, Eletronorte, Eletronuclear e CGTEE, que utilizaram seus processos como base para a construção do sistema ERP único e padronizado do Grupo Eletrobras, pois já utilizavam a tecnologia SAP, e Chesf, CGT Eletrosul, Amazonas GT, Cepel e Eletropar, que migraram seus sistemas para o ERP alemão.
"Nossos objetivos eram otimizar a utilização e alocação de recursos internos, coordenar as políticas e as práticas do Grupo Eletrobras, além de padronizar os processos de suporte das empresas da holding, o que, consequentemente, aumentou a transparência e a visibilidade dos processos em função da disponibilização das informações sobre a evolução dos negócios", explica Martim Tuma, diretor de operações SAP da Engineering Brasil.
O Grupo Eletrobras é responsável por 30% da capacidade nacional de geração de energia e por 45% do total de linhas de transmissão de alta tensão, o que significa 71 mil quilômetros de linhas – quase uma volta e meia ao redor do planeta Terra, e equivale a cerca de 1,5 milhão itens de ativos, que, com o ProERP, são gerenciados num sistema único.
A unificação trouxe maior agilidade nas tomadas de decisão, melhoria da eficiência operacional, o que passou a garantir a confiabilidade do registro das informações, dos processos de negócio das empresas e dos trâmites com os órgãos e as agências reguladoras.
Ainda nesse âmbito, há as padronizações das manutenções preventivas e corretivas com a obtenção da visão da gestão de ativos, trazendo eficiência operacional e uma correta alocação dos custos de todo o grupo. Além disso, os ganhos obtidos com o controle do processo de manutenção elevaram a aderência às normas, manuais e regulamentos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Já em relação aos recursos humanos, com a adoção do SAP HCM (Human Capital Management) foi possível obter uma gestão mais eficiente deste macroprocesso, o que envolve a folha de pagamento, avaliação de desempenho, gestão de conhecimento, entre outros benefícios.
Atualmente, a companhia de TI está apoiando o grupo no desenvolvimento de melhorias e subprojetos e, também, no fornecimento de serviços de operação assistida (AMS, do inglês Application Management Services). Esse último é operado num regime de atendimento de 72 horas semanais. Entre abril de 2018 e outubro de 2020, já foram atendidos satisfatoriamente mais de 21 mil chamados de suporte da instalação que possui cerca de 17 mil usuários utilizando os módulos e tecnologias implementadas.