A Simpress especialista em outsourcing de equipamentos e soluções de TI, é o mais novo membro do Programa Brasileiro GHG Protocol, publicando seu Inventário de Emissão de GEE (Ciclo 2022) e obtendo a qualificação Selo Prata.
O Programa Brasileiro foi criado em 2008 e é responsável pela adaptação do método GHG Protocol ao contexto brasileiro e desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE). Foi desenvolvido pelo FGVces e WRI, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), World Business Council for Sustainable Development (WBSCD) e 27 Empresas Fundadoras.
O Inventário de Emissão de GEE é uma das ações que se juntou ao Programa Sim Responsável, através do Pilar Sim Sustentável, reforçando o compromisso da empresa com as questões climáticas e demonstrando a responsabilidade ambiental perante a sociedade, acionistas e colaboradores, ao trazer transparência e governança.
O total das emissões de GEE foram compensadas junto a Empresa Sustainable Carbon, especialista e líder na América Latina no desenvolvimento de projetos de reduções de emissões e de soluções ligadas ao gerenciamento de Gases de Efeito Estufa, GEEs, através do Projeto Guaraí, Itabira e Santa Isabel, que substituiu em seu processo de confecção de cerâmica o combustível fóssil derivado do petróleo por biomassa renovável, fonte limpa de energia reduzindo as emissões de gases causadores de efeito estufa e que, ainda, promove o desenvolvimento sustentável da comunidade local.
"Agora sabemos qual é a nossa pegada de carbono, nossa missão é implantar novas ações visando a compensação e a manutenção como empresa carbono neutro. Temos compromisso e estratégias já definidas para contribuirmos com o atingimento da agenda 2030", anuncia Vittorio Danesi, CEO da Simpress.