CPI da Pedofilia assina acordo com teles e provedores de internet nesta quarta

0

As operadoras de telecomunicações, provedoras de acesso à internet e de serviços de conteúdo devem assinar, nesta quarta-feira, 17, termo de cooperação com a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia, o Ministério Público, a Polícia Federal, o Comitê Gestor da Internet e a Safernet Brasil. O acordo visa facilitar o acesso das autoridades judiciais e policiais a dados sobre usuários da rede mundial investigados por prática de pedofilia.
O termo de cooperação é fruto de entendimentos alcançados nos últimos quatro meses, a partir de reuniões entre assessores da CPI e representantes das empresas. No documento, serão definidos procedimentos para a preservação de dados sobre usuários de internet, além da forma e os prazos de disponibilização, às autoridades, de informações sobre internautas que usam a rede para divulgar material pedófilo.
O acordo começou a ser construído em reunião realizada pela CPI no fim de agosto com representantes de operadoras de telecomunicações e provedoras de acesso à internet. No encontro, Carlos Eduardo Sobral, delegado da Unidade de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal, relatou as dificuldades enfrentadas pelas autoridades para acesso a dados sobre usuários da internet suspeitos de divulgar pornografia infantil pela rede. Conforme informou o delegado, limitações técnicas e demora no fornecimento das informações geram atrasos nas investigações, favorecendo os criminosos.
O termo de cooperação que será assinado visa sanar tais problemas, a partir da padronização das formas de armazenamento das informações e da definição de prazos para fornecimento dos dados, quando solicitados pelas autoridades policiais. Com informações da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.